TAROT

[tarot][bleft]

Astrologia

[astrologia][bsummary]

TAROTERAPIA

[terapia][bsummary]

Arcano 1, O Mago

O Mago é o Arcano que dá início à experimentação da vida prática do viajante terrestre (Louco). Com o Mago, temos tudo à nossa disposição, como as cartas sobre a mesa. O que você faz com os dons que recebe dependerá da sua capacidade de raciocínio, intuição e comunicação. 


Walter White, da série Breaking Bad: a personificação do Mago reverso


Palavras-chave:

Posição normal: experimentação, criatividade, treino, habilidades intelectuais e manuais.
Posição invertida: mentiras, trapaças, truques para confundir, falta de criatividade.


Descrição da Imagem:






A imagem do Mago revela o que parece ser um alquimista ou prestidigitador diante da sua mesa de trabalho. Ele tem diante de si os 4 elementos representados pelos 4 naipes do tarot: a vara para o elemento fogo, a espada para o ar, a taça para a água e a moeda de ouro para a terra. 

Ele está num jardim florido com rosas e lírios, representando tanto a sua paixão quanto a pureza das suas intenções. Suas vestes brancas e manto vermelho reforçam essa natureza mental (o branco se associa ao elemento ar/espadas) e ao mesmo tempo ativa. O céu claro e amarelo remete à lucidez do sol e à clareza de intenções.

Ele olha para a frente e mantém a mão direita apontada para o céu e a esquerda para a terra, como quem canaliza algo do universo para que seja materializado neste mundo. “O que está em cima é como o que está embaixo”, segundo a 2a Lei Lermética, a da CorrespondênciaO Mago, como um intermediário dos planos, mostra que estamos conectados e que tudo que acontece no céu, tem reflexos na terra. O símbolo do infinito (ou lemniscata, representado como ∞) sobre sua cabeça reforça o sentido das múltiplas possibilidades deste pensador ativo. Sua imaginação é praticamente infinita!


Interpretação

O Mago é o Arcano do tarot que representa nossa capacidade de saber usar as ferramentas que temos à mão. Se você interpretar os 4 elementos como as 4 funções da consciência, temos aí a capacidade de saber dominar as funções do pensamento (espadas/ar), sentimento (copas/água), sensação (ouros/terra) e intuição (paus/fogo). O Mago, portanto, pode representar o autodomínio necessário para conseguir controlar as energias externas. E para desenvolver esta habilidade, é preciso passar pelo teste de fogo da experiência.

O Mago é o Arcano que nos coloca na experiência da vida. Por isso ele é muitas vezes associado a químicos, cozinheiros, inventores e cientistas em geral. São pessoas que precisam usar todo o seu conhecimento, mas de forma prática, com consistência, análise e também intuição. Eles podem levar anos para desenvolver uma receita/fórmula. Mas quando chegam lá, é como se uma luz se acendesse sobre suas cabeças. A mágica aconteceu. 'Eureka'!




Quando o Mago nos aparece, somos convidados a aprender a dominar a nós próprios para, em seguinda, desenvolver a maestria sobre algo. Para chegar a essa 'genialidade', precisamos saber controlar nossas emoções negativas, nossos pensamentos muitas vezes derrotistas, nosso desejo de descanso ou gratificação imediata e até mesmo aquela fantasia de que uma 'solução mágica' vai nos trazer as respostas para tudo. 

Com o Mago, precisamos desenvolver a nossa força de vontade para persistir numa ideia até que ela esteja lapidada e materializada. Precisamos insistir, com o Mago, na crença de que podemos fazer algo, que nossa mente não tem limites. Até porque o que acontece fora de nós é apenas reflexo do que temos dentro de nós. Pode ser pura projeção mental, mas também nos dá a saída para transformar a nossa realidade. Se o universo é apenas nossa crença sobre ele, ao mudar nossas crenças, mudamos nossa realidade. Mente e mundo são meros reflexos um do outro. Ao mudar nosso mundo interior, o mundo exterior muda junto. 


Experimento com arroz baseado nas descobertas de Masaru Emoto sobre a influência de pensamentos, palavras e sentimentos sobre a matéria


Tirar O Mago numa leitura pode significar que você precisa se desenvolver de forma empírica. Precisa acreditar no que deseja e se aventurar na experiência da vida, muitas vezes na velha fórmula da 'tentativa e erro'. Não se preocupe se você não domina o que lhe interessa. Sua autoconfiança virá com o tempo, pelos seus resultados práticos e à medida que você exercitar suas habilidades várias e várias vezes. 

Como conselho, O Mago pede para que você explore todo o potencial de algo novo. Pode ser um novo amor, uma ideia, um negócio... a pedida é que você não hesite diante desta nova experiência. Nada é garantido nessa vida. Você só saberá o que pode fazer e quem pode ser, se colocando a teste. Porque você pode ter ideias belíssimas sobre si mesmo ou sobre um negócio, acreditar que é isso ou aquilo. Mas é só na prática que essas crenças e teorias se provam. É à luz da prática que o conhecimento morto (teoria) se torna vivo. 

Aproveite a energia do Mago para colocar em ação suas ideias. Quem sabe você não consiga criar um mundo melhor para você e para os outros? Tudo é possível com a energia do Mago.


O Mago reverso






Quando o Mago se reverte, podemos estar fazendo um uso ilegal ou imoral de algum conhecimento ou mesmo propositadamente estar induzindo os outros ao erro.

O Mago, que no normal tem poder real e faz 'mágica' com o que sabe, aqui se torna um vigarista enganador, um impostor, mentiroso e charlatão. Fala do que não sabe como se fosse grande conhecedor do que prega. Muitas vezes pode ser também ter um comportamento hipócrita para justificar seus erros do tipo 'faça o que eu digo, não faça o que eu faço'. Ou alguém que tenta disfarçar seu pouco conhecimento assumindo uma postura de sabichão e arrogante. O tipo 'palestrinha', que adora se exibir, mas que pode esconder um desejo secreto de enganar os outros por puro egoísmo. Ou, no pior das hipóteses, alguém que usa seu poder de manipulação e persuasão de forma negativa ou destrutiva, passando por cima de tudo e todos para conseguir o que quer.


Inri Cristo, ex falso astrólogo e atual falso Cristo que jura ser original



É preciso tomar cuidado quando tiramos o Mago reverso numa leitura. Podemos estar lidando com alguém que finge interesse genuíno ou vontade de aprender com os erros. Mas tudo pode não passar de um jogo ou mero espetáculo cênico para encantar, divertir e tirar vantagem. Normalmente apenas para ele mesmo e às custas do seu sofrimento. 

Cuidado também no que se refere à sua própria capacidade de se autoenganar. Você pode, por desejar muito algo, não querer ouvir sua intuição, razão ou mesmo sua moral. Esse comportamento só tende a levar você a errar, trair tudo que acredita e provar aos outros que você não é uma pessoa digna de confiança. 

Como conselho, não tente racionalizar ou negar as evidências dos seus erros. O seu convencimento de que está certo ou que age por interesses legítimos não minimizará a sua culpa, quando a verdade aparecer. Jogue limpo e tenha certeza que você não é melhor, mais esperto ou inteligente que seus pares. Seu autoengano nesse sentido pode custar bem caro no futuro.


____________________


Para compreender O Mago:



 
"Dom de Iludir", de Caetano Veloso


Origem do sentido 'eureka' ('descobri' em grego)

Nenhum comentário:

Fique à vontade para comentar ou partilhar sua opinião. :)

CineTarot

[cinetarot][bsummary]