sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Cavaleiro de Ouros

 

 Imagem

Vemos no Cavaleiro de Ouros um jovem cavaleiro de armadura montado num cavalo negro. Ele segura a sua moeda de ouro com dedicação e cuidado e parece se guiar por ela. É como se ele tivesse que levar esta moeda a algum lugar, o que faz vagarosa e diligentemente.


Este é o mais calmo de todos os cavaleiros. Caminha sem pressa rumo aos seus objetivos. Sua armadura representa a sua couraça emocional, a frieza do aço que necessita para chegar onde precisa sem se abalar emocionalmente por nada. O céu é claro e amarelo, representando a sua clareza mental. A paisagem mostra um terreno arado, pronto para o plantio, como que revelando o tempo de espera necessário para um dia vir a colher o que planta.

Interpretação

O Cavaleiro de Ouros é o arquétipo da pessoa que tem responsabilidade e compromisso com o seu trabalho ou relacionamento, e o faz racionalmente.

Com alto senso de responsabilidade no que lhe é incumbido, ele leva todas as tarefas a sério e não mede esforços para o cumprimento dos seus deveres. Por isso lhe são delegadas metas elevadas e ele é visto como alguém em quem se pode confiar. 

Profissionalmente, a carta indica trabalho duro e sinaliza o envolvimento na parte prática e técnica de um ofício. Se lhe é dada determinada missão, este cavaleiro irá cumprí-la fielmente, pois não tem medo de arregaçar as mangas e botar as mãos na massa, mesmo que esta missão seja difícil. Mas ele não tem necessariamente amor pelo que faz. No fundo, sabe que, se tiver alguma ligação emocional com o seu trabalho, não vai conseguir realizá-lo, pois há o risco de se boicotar. Por isso, muitas vezes, para bater metas, quem vive este arquétipo esquece de si mesmo e do seu lado afetivo.

É por ter esses pés tão bem plantados no chão que este cavaleiro se identifica com bons trabalhadores braçais. De administradores a fazendeiros. De massagistas a carpinteiros. Independente da profissão ou do nível cultural e econômico, é certo que este cavaleiro fará o seu trabalho com paciência, perseverança e esmero e conseguirá fazer ainda uma boa reserva financeira do seu ofício. No fundo, porque ele não busca mais nada na vida do que estabilidade e segurança. Nem que para isso sua vida tenha altos e baixos radicais.

Este cavaleiro foi divinamente definido pelo ator Jason Bateman na série Ozark.


Jason Bateman, como o planejador de finanças da série Ozark

Na série vemos a importância que os que 'cavaleiros de ouros' dão ao que se determinam fazer. Eles vão devagar e sempre, dispostos a todo tipo de sacrifício na sua busca. Nada os pode parar. O trailer da série parece quase uma completa revelação dos motivos deste cavaleiro:






Para entender a psique deste cavaleiro, basta compreender o conflito que ele tem consigo mesmo. Ele deseja a realização pessoal no amor (em especial da família) e no ponto de vista material e é honesto e decidido pela concretização dos seus projetos. Mas a forma como ele avança para estes objetivos segue de maneira autoritária, intransigente e mesmo obscura (seu cavalo negro), pois lhe falta consciência amorosa.

No fundo, o arquétipo mostra nosso medo e desconfiança sobre o amor. Tememos que o amor atrapalhe a realização das nossas metas e então encaramos tanto o relacionamento amoroso quanto o trabalho como uma tarefa árdua a cumprir, com obrigações para as quais temos que nos empenhar.

Esta imagem sobre o amor vem muitas vezes de um modelo de pai ou mãe autoritários e frios. Inconscientemente, a pessoa persegue os mesmos passos do pai/mãe, sem perceber que está para ter o mesmo fim que estes. É preciso, portanto, que a pessoa se reconecte com o seu passado e liberte a sua criança. Ela anseia por carinho e amor e precisa redescobrir o prazer das pequenas coisas.

Como mensagem, este calmo cavaleiro lhe pede para perseguir sua meta de forma organizada, planejada e diligente. Devagar e sempre. A constância aqui é mais importante que a velocidade. Vale mais seguir com o planejado e cumprir as metas diárias e ter com isso um crescimento sustentado do que investir loucamente (feito um cavaleiro de espadas) e correr riscos desnecessários. Não importa o tipo de desafio, a ordem é se manter firme. De olho no seu sustento e na sua sobrevivência. Atente também para a sua saúde, sem a qual você não pode sequer trabalhar pelo pão de cada dia. Carregue o fardo do seu trabalho de forma leve, como quem sabe o quão precioso o sustento é para a sua vida e para a vida dos que precisam de você. Levar dinheiro para a casa, sustentar o lar, é afinal a sua missão. E missão dada é missão cumprida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

RosaneTarot


Este é um blog de autoria de Rosane Kurzhals. Todos os direitos reservados. A reprodução total ou parcial do conteúdo aqui apresentada está autorizada, desde que com o consentimento da autora e citada a fonte. ;)








Últimas do Blog

recentposts

Instagram