TAROT

[tarot][bleft]

Astrologia

[astrologia][bsummary]

TAROTERAPIA

[terapia][bsummary]

5 de Paus


Imagem:


5 pessoas, cada qual com um bastão, parecem estar se defendendo ou tentando fazer algo com seus bastões. Todas as pessoas tem roupas diferentes e parecem pertencer a classes diferentes da sociedade. A imagem sugere uma luta, um treino e até uma discussão em andamento.

Significado da Carta:

A situação com o 5 de paus sugere, como mostra a figura, um conflito de interesses.

Cada parte envolvida está olhando para uma um ângulo diferente de um mesmo projeto e não há consenso. Assim como indicam suas roupas, suas percepções vem das suas origens distintas. E, como se trata do naipe de Paus, comumente associado às lutas e à energia, falamos neste momento dos conflitos e divergências de opinião no nosso ambiente de trabalho. 

Talvez cada pessoa envolvida num negócio esteja mais focada nos seus objetivos pessoais do que no horizonte em comum para a obtenção de um mesmo objetivo. Talvez cada parte queira determinada solução e outro, a que lhe parece mais adequada segundo seu ponto de vista.

Resolvendo no braço? SQN...

É interessante observar esta carta, pois cada ‘vara’ é uma linha reta, um bastão, o ‘guia’ pessoal de quem o suporta. Seu ‘cajado’. No Evangelho de Marcos, Cap. 6. Jesus envia os discípulos em missão, pedindo que cada qual leve seu ‘cajado’ e suas sandálias. Qual a importância do cajado e sandálias? Ele quer dizer que para seguir e anunciar cada qual a Sua palavra, este deve estar livre, não carregando nada além do que os seus propósitos e convicções (fé) e ter os pés fixos no chão, protegidos da longa caminhada que terá que fazer.


O cajado também aparece bem no Arcano do Eremita, pois são as suas convicções que, por sua vez, suportam a sabedoria. 

Porém, quando os propósitos de uma empresa ou parceria não estão alinhados, surgem as diferenças e conflitos que geram a discórdia e estagnação. É preciso, pois, convergir nossos interesses pessoais aos interesses coletivos para que haja a criação. E o que pode ser criado com 5 cajados? O PENTAGRAMA, símbolo maior da perfeição contido no naipe de Ouros. 

Dentre os vários significados do pentagrama, talvez o que mais se encaixe nesta leitura seja o encontrado na cultura chinesa e que representa do ciclo da criação e destruição, que é a base da sua medicina tradicional. Neste caso, cada extremidade do símbolo contém um elemento específico (terra, água, fogo, madeira e metal), cuja inteiração gera tanto alimentação como destruição. A dinâmica das partes que estão num negócio podem, portanto, tanto construir quanto destruir um ao outro e se faz necessário que todos os elementos se equilibrem.

Esta carta representa um grupo de pessoas que está comprometido com um fim, mas não concorda inteiramente sobre como agir com relação a este objetivo, pois cada uma tem sua forma de percepção e ação. Não se trata de inimizades, mas de conflitos de opinião. Quando as divergências são resolvidas, talvez por um líder forte, então o pentagrama será formado e esta formação é mágica e pode tudo.

A carta não indica que é hora de rompimentos, mas de usar todos os esforços em cooperação para atingir os mesmos objetivos e também tentar impedir que a vida pessoal de cada um interfira tanto nas metas comuns. Vale lembrar que para qualquer relacionamento, é preciso muitas vezes uma luta interna para definir primariamente os limites de cada um. Só entendendo um ao outro com maior profundidade, se colhem as alegrias de uma parceria duradoura e profícua.

3 comentários:

Fique à vontade para comentar ou partilhar sua opinião. :)

CineTarot

[cinetarot][bsummary]