TAROT

[tarot][bleft]

Astrologia

[astrologia][bsummary]

TAROTERAPIA

[terapia][bsummary]

Arcano 16 - A Torre - Mudanças à Vista

"Quando o amor acenar, siga-o ainda que por caminhos ásperos e íngremes. Debulha-o até deixá-lo nu. Transforma-o, livrando-o de sua palha. Tritura-o, até torná-lo branco. Amassa-o, até deixá-lo macio; e, então, submete ao fogo para que se transforme em pão para alimentar o corpo e o coração! 

Khalil Gibran

Dizem que mudar dói. Verdade. E dói porque resistimos, preferimos nos acomodar ao nosso mundinho. Mesmo que sejamos tristes, passemos dificuldades, nos sujeitamos ao que não nos faz bem porque deixar tudo como está nos dá o conforto da 'ordem'. 'Um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar' é o lema de muita gente. Mas às vezes, não há lugar para algumas coisas. Então é preciso quebrar paredes, portas, janelas, telhado. Abrir espaço para que o novo se faça. Esta é a mensagem da carta 16 - A Torre, tirada hoje para entendermos melhor este momento que passa a nossa nação.

Este Arcano nos mostra uma torre montada no topo de uma montanha escarpada. Relâmpagos e chamas irrompem pelas janelas do edifício. As pessoas caem da torre, em desespero, querendo fugir de tal destruição e tumulto.

Observe que o raio é orientado esquerda para a direita (do ponto de vista da carta), do céu à terra, e do espiritual ao material. Os números da queda correspondem aos prisioneiros acorrentados na carta 15, O Diabo. Eles caem de cabeça, porque o súbito afluxo de consciência espiritual representado pelo relâmpago perturba completamente todas as nossas velhas noções sobre as relações entre subconsciente e auto-consciência. Há 22 chamas, que representam os 22 Arcanos Maiores. As nuvens cinzentas são as nuvens de chuva sobre o infortúnio que atinge a todos indiscriminadamente. O planeta regente deste cartão é Marte.

A torre em si representa as ambições construídas sobre premissas falsas. O raio quebra formas existentes, a fim de abrir espaço para os novos. Ela representa um vislumbre momentâneo da verdade, um lampejo de inspiração que quebra as estruturas da ignorância e do raciocínio falso. 

Quantas vezes você se sentou com segurança dentro dos estreitos limites de sua vida e confortáveis ​​pensamentos, crenças e expectativas? Então, de repente, algo "chocante" acontece que destrói completamente a sua imagem de paz e harmonia. Há uma súbita percepção de que o seu conforto foi baseada numa fundação inadequada de falsos pensamentos, crenças e ações. Esta é uma experiência de humildade. Assustadora, mas necessária. Quando você vê a torre em uma leitura, você pode sentir com medo, abalado e inseguro. É um momento de grande turbulência e destruição. Você normalmente tenta entender como você pode estar tão errado, ter sido ingênuo ou tão cego sobre uma situação particular. E agora, o que vai fazer e como vai se portar em face desta verdade chocante? Você pode estar passando por noites sem dormir, depressão, tristeza, raiva e confrontação. Essas são reações normais a grandes mudanças em seus mundos exteriores e interiores.

A experiência da Torre é qualquer experiência que abala os alicerces do seu sentido atual de segurança e o obriga a questionar fortemente suas crenças, percepções, atitudes e comportamentos. Pode ser um divórcio, a morte de um ente querido, falência financeira, problemas de saúde ou perda de emprego, ou qualquer evento que penetra até o âmago do seu ser interior, afetando-o espiritualmente, mentalmente e fisicamente. Muitas vezes, é a descrição de uma grande reviravolta ou crise, e é provável que traga o caos como rescaldo dessas situações. Se a Torre aparece em sua leitura, pergunte a si mesmo: "Que estruturas da minha vida precisam se quebrar?" Sem dúvida, você já deve estar consciente de onde há tumulto e destruição, mas às vezes a mudança pode estar acontecendo num um nível mais sutil ou subconsciente. 

O aspecto mais importante da torre é que, com a destruição, chega a criação. Assim, a torre representa um despertar e representa a inspiração, a liberdade, a realidade e a libertação da escravidão. É uma carta de verdade e honestidade que vem como um raio para você através de um evento de vida chocante e impactante. Ela representa uma experiência necessária que o obriga a sair de sua zona de conforto e crescer além de seu nível atual.

A repentina destruição da Torre representa a urgência da mudança, e os efeitos muitas vezes desorientadores dessa mudança. Depois de bater no fundo do poço a escolha é sua. Você pode escolher pela autodestruição, o próprio Diabo, ou alcançar a Estrela transformadora e inspiradora. Quando você começa a chegar na Estrela, você vai perceber que sua verdadeira segurança e força estão dentro de si mesmo e sua relação com o Universo, e não em algum sistema de falsas crenças artificialmente criadas pelo mundo. Depois de uma experiência de Torre, você pode ter certeza que você vai crescer mais forte, mais sábio e mais sereno. Você começa a desenvolver uma perspectiva completamente nova sobre a vida que você nem sabia que existia. Estes momentos no tempo são necessários para o crescimento espiritual e iluminação. Verdade e honestidade farão mudanças positivas, mesmo que você sinta dor e ansiedade durante todo o processo. 


A torre também representa as estruturas internas e externas que você construiu. Estas estruturas representam suas defesas pessoais, defesas que criam um 'você' mais socialmente aceitável que esconde seus verdadeiros pensamentos e sentimentos. Quando você ri educadamente quando seu chefe conta uma piada, ou, num nível mais profundo, disfarçando seus sentimentos sexuais, especialmente se você sentir que são socialmente inadequados. Em tempos de grande pressão e stress, estas estruturas serão testadas e ficam em risco de se quebrar, finalmente revelando seu verdadeiro eu interior para aqueles que o rodeiam. Então, você precisa ter muito cuidado sobre o quanto de si mesmo você tenta esconder, sabendo que um dia, tudo será revelado.

Lembre-se que a torre irá cair, quer você goste ou não, porque você alcançou seus limites e não pode mais viver com ele.


A Torre Invertida




Revertida, a Torre indica que você está simplesmente atrasando a necessária "destruição". Você precisa passar por esse momento difícil, a fim de aprender uma lição importante. Não resista a ela. Mesmo que seja chocante e difícil de lidar, é uma parte muito importante de sua jornada de vida.

Da mesma forma, a Torre invertida sugere que, enquanto você conscientemente quer mudanças e transformações, você parece ter medo dessas duas coisas. Você pressente que a mudança trará
com ela destruição e dor, e, portanto, você está resistindo a isso. Agora é a hora de pensar grande e não ter medo de dar GRANDES saltos à sua frente. Claro, as apostas são altas e é um território arriscado, mas se você realmente quer atingir o nível de mudança que você aspira, então você precisa enfrentar alguns riscos.

A reversão da Torre também pode diminuir o grau ou o impacto da mudança que está prestes a entrar em sua vida. Você pode ser advertido ou você pode ter um senso intuitivo de que algo importante está prestes a acontecer, e você pode, portanto, planejar com antecedência e evitar a destruição que se avizinha.

6 comentários:

  1. Adorei,,quero saber agora sobre a carta número 4

    ResponderExcluir
  2. Adorei, quero saber tbm sobre a carta número 4

    ResponderExcluir
  3. Parabéns.
    Suas explicações com relação a carta 16, parecia ser um desastre e me caiu como uma luva. Obrigada.
    Namastê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha lhe sido útil. Bjs

      Excluir
    2. Exatamente oq está acontecendo na minha vida atualmente. Tirei a carta a torre. Descrição real

      Excluir
    3. Como é importante ver como o símbolo nos ajuda a entender a realidade, não? Mas lembre que após a Torre vem a Esperança/Estrela (17) e muitas curas podem acontecer.

      Excluir

Fique à vontade para comentar ou partilhar sua opinião. :)

CineTarot

[cinetarot][bsummary]