TAROT

[tarot][bleft]

Astrologia

[astrologia][bsummary]

TAROTERAPIA

[terapia][bsummary]

9 de Paus: trabalha, trabalha nego!



Você já ouviu que dia de trabalho é 'dia de branco', não?
Nada de racismo! 
Dia de branco significa que é dia de lavar roupa branca... 
e isso dá um trabaaaaalhooo...


Símbolos da carta Nove de Paus


O Nove de Paus mostra um homem cansado e ferido, segurando um bastão enquanto olha os 8 bastões que fincou firmemente na terra, como um muro de defesa. Só falta mais este último bastão para concluir a tarefa e, apesar do cansaço, ele se prepara para esta difícil finalização.

O céu claro, as brancas nuvens e a vegetação ao fundo sinalizam um cenário otimista e esperançoso.


Interpretação

O naipe de Paus fala de energia em ação, movimento, trabalho. O 9, fim da sequencia 1-9 e também número de meses da gestação, representa a jornada completa, pois assim que termina, tem início um novo começo a partir do número 1. O 9 carrega o sentido de fim de um processo para que algo novo comece, portanto.

O 9 de Paus, assim, sugere que você está prestes a completar um projeto, faltando apenas um último desafio. Mas você está no limite das suas forças para cumprir essa tarefa final. Então apresenta uma certa resistência a esta última fase.

Simplificando: sabe aquela hora que você está quase lá e dá aquela preguiça ou você acha que não vai dar conta, que é demais pra você? Ou ainda que você está no finalzinho de um projeto ou de um longo dia de trabalho e surge ainda uma última coisa a fazer ou aquele revés logo quando você achava que já estava tudo certo? 9 de Paus!

Calma, não entre em pânico!

A carta traz a mensagem que, apesar de você acreditar que está nas últimas forças (e deve estar mesmo!), você vai dar conta desta tarefa, vai conseguir concluí-la. Descanse um pouco e encontre a energia que precisa para terminar o que precisa, mesmo que isso pareça impossível. Não desista agora!

Por mais estranho que pareça, o 9 de Paus é uma carta de encorajamento. Ela anuncia que se você se manter firme e forte e com a mente tranquila, vai chegar lá. O importante é não desesperar. O seu esforço será recompensado.




Outra abordagem importante é você não se armar defensivamente quando questionado sobre o seu trabalho. Talvez você tenha sofrido alguns reveses e agora pode estar desconfiado dos outros e de si. Mas os erros que talvez tenham acontecido no passado não podem minar sua confiança. O que aconteceu, aconteceu. Não quer dizer que os mesmos problemas venham a se repetir.

Mantenha-se firme e calmo na sua posição. Tenha certeza que o seu trabalho, apesar de ainda não estar concluído, foi bem feito e merece ser levado a cabo.

Seja resiliente! Você está quase lá e não vale desistir agora. 


Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. 
Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.
- Will Durant


Um alerta, apenas, para a sobrecarga que pode estar gerando este excesso de trabalho: estresse. Leve a cabo os seus projetos, mas cuide da sua saúde mental. Ok? Nada de exageros!


Nove de Paus Invertido

Invertido, o 9 de Paus sugere a resistência a concluir suas tarefas. 




Você pode estar assumindo uma postura defensiva, que o impede de terminar o que se propôs a fazer. Isso pode estar acontecendo porque talvez você tenha, numa atitude perfeccionista, se estabelecido limites muito rígidos, como um alto nível técnico ou um padrão muito alto.


Será que você não subiu muito o sarrafo do seu trabalho?
Ou anda com medo de não dar conta dele?

Você pode ter subido muito o sarrafo, como se diz, e agora acha que não dá conta de pular. Tenha cuidado com as frustrações, queixas do passado e pensamentos limitadores. Liberte-se e solte a mão! Você dá conta, sim. Tenha coragem!

Esta resistência à conclusão da sua tarefa também pode estar mascarando um temor pelas mudanças que esse 'fim' implica. Haverão outros projetos? Serei julgado por este trabalho? Estará bom o suficiente? Não tenha medo do futuro. Olhe para tudo que você já fez e dê-se valor, sem medo do amanhã.

Outro fator pode ser com relação à falta de um recurso necessário à conclusão da sua tarefa. Pode faltar dinheiro, know how ou tempo para terminar o que você começou. Neste caso, não espere ou use esta carência para justificar atrasos ou adiamentos da conclusão do seu trabalho. Vá atrás do que lhe falta e conclua sua tarefa de forma pragmática. Você vai ver que o alívio da tarefa cumprida vale mil vezes o preço que você pagou para cobrir essa dificuldade.

O 9 invertido também traz outro alerta importante: cuidado com a paranoia! 


Você pode estar tão defensivo no seu trabalho que pode estar enxergando cabelo em ovo. Se você está neste nível de estresse, sentindo como se estivesse sendo vigiado, atacado ou controlado no seu trabalho, vale consultar um médico ou psicoterapeuta. 


FLORAL PARA ESTE ARCANO

Novidade! A partir de agora, estarei associando o floral de Bach próprio para os desafios do arcano em questão.

No caso do 9 de Paus, o floral recomendado é o OAK.


Oak

- por Bach Centre


...É o remédio das pessoas fortes e firmes que nunca desistem diante da adversidade. Elas se persistem com determinação e nunca pensam em descansar até ter ultrapassado o ponto de exaustão.

Os tipos Oak sempre têm gente dependendo deles e seu sentido de dever é bastante forte. Podem se sentir frustrados e infelizes se a doença e a exaustão os obrigar a abrandar seu ritmo e a fazer menos do que desejariam.

São muitos os aspetos positivos da pessoa Oak. Contudo, seu lado negativo é sua teimosa, sua recusa em descansar ou mesmo parar quando necessário.

O floral é utilizado para ajudar a se manter firme perante a adversidade e, ao mesmo tempo, lhe ensina que é melhor parar do que quebrar diante da tensão.


12 comentários:

  1. Acho suas interpretações maravilhosas. Tem me agregado bastante nos meus estudos. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Stefane! Fico feliz em ajudar e que vc curte o meu trabalho. Sigamos juntas!

      Excluir
  2. Me identifico muito bem com sua forma de explica e de escrita. Pena que não tem continuidade de todos os arcanos, ou eu não os encontrei. Parabéns pelo texto, ficou ótimo! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leone. Obrigada pelas doces palavras sobre minha escrita. Gosto de escrever do jeito que a gente fala. Tão mais pessoal, né? Sobre os demais Arcanos, vc tem razão. Até parece que estou nesse Arcano aí, né? Falta pouco pra concluir... força!! :) Bjs e obrigada por me ler.

      Excluir

Fique à vontade para comentar ou partilhar sua opinião. :)

CineTarot

[cinetarot][bsummary]