TAROT

[tarot][bleft]

Astrologia

[astrologia][bsummary]

TAROTERAPIA

[terapia][bsummary]

O Tarô funciona mesmo? Acabe com a sua dúvida de uma vez por todas.


"Mas o tarô funciona de verdade... posso confiar?" - essa é uma pergunta que SEMPRE ouvimos. E é normal que ela seja feita. Afinal, se estamos consultando o Tarô, temos que ter um mínimo de certeza sobre a sua eficácia. Principalmente se estamos buscando respostas para decidir questões que podem mudar nossa vida, como a escolha de um parceiro/a, uma carreira, mudanças de cidade, etc. E aí,  dizer que "sim, ele funciona porque funciona", não dá bem a segurança que queremos, não é mesmo?


Resumão sobre o que é o Tarô


O Tarô é um jogo de 78 lâminas que se dividem entre 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores. Sua origem é controversa. Sabe-se que ele se difundiu a partir da segunda metade do século 14, na Europa, num momento em que várias escolas esotéricas e artistas buscavam transmitir conhecimentos, não por palavras, mas por imagens.

São inúmeras as versões do Tarô, sendo as mais conhecidas o Tarô de Marselha, o Rider Waite, o Tarô Mitológico e o Tarô de Crowley.

Arcanos Maiores do Tarô criado pelo ocultista Arthur Edward Waite


Num sentido esotérico, os 22 arcanos maiores revelam as 21 etapas evolutivas que o homem – representado pelo Louco – pode percorrer em sua vida.

Já as 56 lâminas dos Arcanos Menores, divididas em 4 naipes, se relacionam às 4 funções básicas
da consciência reconhecidas pela psicologia junguiana: Paus = Intuição, Espadas = Pensamento, 
Copas = Sentimentos e Ouros = Sensação. Eles também representam o mundo material (Ouros), emocional (Copas), racional (Espadas) e criativo/espiritual (Paus).


Arcanos Menores do Tarô de Marselha


Combinados, os Arcanos Maiores e Menores, numa leitura, podem revelar, através dos símbolos contidos em suas lâminas,  passado, presente e tendências futuras do consulente. Ele mostra o que inclusive está velado para a pessoa.

Oráculo: o acesso ao Inconsciente


O Tarô pode revelar o que está oculto porque, como oráculo que é, ele pode dar acesso às informações da nossa mente inconsciente.

Segundo a sabedoria ancestral, é nesta mente que estão as respostas para todas as nossas questões, já que é através dela que podemos acessar nossos registros akáshicos. Nesses registos estão guardadas todas as informações do espírito, em todas as dimensões, em todas as eras e vidas e o registro do próprio DNA. Eles contém todas as memórias do passado e presente da pessoa e das que possuem ligação com ela, bem como as informações acerca do que tendemos a fazer e a encontrar em nossa vida pela Lei da Causa e Efeito.

Este ponto de vista é corroborado por vários estudiosos do pensamento humano, em especial pelo Dr. Carl Gustav Jung, psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. A noção de arquétipo e seu correlato, o conceito de inconsciente coletivo, faz parte das teorias mais conhecidas de Jung.

Em resumo, o tarô permite, por meio de seus símbolos arquetípicos, o acesso ao Inconsciente Pessoal e Coletivo que determinam os eventos segundo a Lei da Causa e Efeito.


“Toda causa tem seu efeito; todo efeito tem sua causa; todas as coisas acontecem de acordo com a Lei; o acaso é simplesmente um nome dado a uma lei não reconhecida; há muitos planos de casualidade, mas nada escapa à Lei.”



Mas, afinal, o Tarô funciona ou não?


Tarô: a arte de tirar vida das imagens

O Tarô não falha. "As cartas não mentem jamais", como dizem. O que pode falhar, no caso, é a interpretação dessas mensagens simbólicas. Daí a importância de consultar pessoas gabaritadas para este tipo de trabalho.

Saber interpretar corretamente as mensagens que surgem numa leitura é uma arte. Mas uma arte que não requer academicismos, alto nível de desenvolvimento espiritual, avanço em graus herméticos... nada disso. Tampouco nenhum 'santo' vai baixar numa leitura. Tarô não é gira, nem tarólogo, médium ou pai/mãe de santo. Para saber ler o Tarô é necessário, em primeiro lugar, muita Intuição.


Acredite na sua Intuição.

A Intuição é o guia do/a tarólogo/a. Seguindo esse quase instinto, seguem-se o conhecimento dos significados e dos tipos de tiragem das cartas, muita prática, ética, respeito e, aí sim, um bom repertório de conhecimentos esotéricos e de vida ajuda muito.

Também é preciso entender os limites do Tarô. Quem faz uma consulta com a intenção unicamente de prever o futuro, pode se frustrar muito. Tarô não é leitura de catástrofe ou sorte. Não é leitura de destino. A verdadeira função do Tarô é o autoconhecimento e entendimento do momento presente.  A partir daí, conhecendo o arquétipo do momento, é que o futuro se abre como consequência lógica do que ele representa. Trata-se de dedução pura, sem esquecer que não se pode controlar todas as energias ou o livre arbítrio dos outros e do próprio consulente.

Além do que, há uma velha máxima indiana que nos diz que "quando se espreita o futuro, ele muda". Isso quer dizer que, quando se passa a ter plena consciência do que se está fazendo e criando no momento presente, pode-se mudar as atitudes hoje e, consequentemente, os resultados futuros.

Assim, a melhor resposta para a pergunta sobre se o tarô funciona ou não está nas mãos de quem o está lendo e no que você vai fazer com as informações que adquiriu. Como tudo na vida, em mãos inexperientes, o remédio vira veneno e, nas mãos certas, a cura.


E você, gostaria de aprender a ler o Tarô?


Dia 20/10/2018 será lançado o Curso de Tarô Evolutivo em Blumenau, SC. Em breve, este curso também será ministrado em Florianópolis e São Paulo.

Caso você tenha interesse neste curso em Blumenau no dia 20/10, acesse aqui:




Caso você queira levá-lo à sua cidade, mande uma mensagem para 11 95975 7873. Será um prazer levar o Tarô Evolutivo a quem deseja fazer uso desta fantástica ferramenta.

4 comentários:

  1. É o meu sonho mas eu tô lutando sozinha eu não tenho como pagar um curso e também esses curso online eu não tenho muita prática aí eu tô lutando sozinha eu sou daqui do interior da Bahia e eu fico assim pedindo PDF A1 PDF a outro às vezes um solta não solta porque eu queria como iniciante né para poder eu estudando porque o ruim não é você conhecer as cartas é o trem para fazer as cartas esqueça minha língua não dá aí que é ruim né para você entender assim pela figura e pela interpretação mas eu fico muito grata obrigado eu sei que o tarot funciona e a minha paixão mas um dia eu vou aprender eu já já já tirei umas PDF mas não vem com a interpretação só tem aqueles pedacinho só boa noite muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprender a jogar tarot não é difícil, porém também não é do dia para a noite. Requer PRÁTICA. Uma boa dica pra vc entender os Arcanos é você sortear um por dia logo de manhã e depois prestar atenção ao que acontece durante este dia. Ao final dele, anote o que você percebeu. Fazendo isso todos os dias, vc vai ver como os Arcanos se comunicam com você e como vai ficando mais fácil entender. Boa sorte!!

      Excluir
    2. Sem duvida finalmente algurm que sabe ler cartas .... susanatose@sapo.pt 937742491 whatsapp

      Excluir
    3. Oi, Susana. Que legal que vc curtiu. Vc pode falar comigo quando quiser. ;) Bjs

      Excluir

Fique à vontade para comentar ou partilhar sua opinião. :)

CineTarot

[cinetarot][bsummary]