TAROT

[tarot][bleft]

Astrologia

[astrologia][bsummary]

TAROTERAPIA

[terapia][bsummary]

6 de Copas: a volta dos que não foram

O 6 de Copas é o próprio Arcano da saudade. 


6 de Copas: lembrando do passado

Como mensagem para o dia, é possível, com este Arcano, que estejamos hoje bastante nostálgicos, com uma energia direcionada a querer rever as coisas do passado, ouvir uns flashbacks, lembrar de pessoas que já se foram, da vida que vivemos em determinada época... até que sejamos remetidos à nossa infância. Nesta energia, é natural vir a tona alguns sentimentos de que 'naquele tempo tudo era melhor'.



É bom que tenhamos ciência da nossa tendência a romantizar o passado, com esta energia. Principalmente se estivermos passando por um período difícil ou estejamos sentindo o peso do envelhecimento. Quanto mais difícil for para nós a vida atual, mais tendemos a ver o passado e as pessoas que nos foram importantes como melhores do que as atuais experiências. Isto acontece não porque hoje as coisas estejam necessariamente piores. Mas porque normalmente nós estamos mais infelizes, cansados ou doentes. Foi a nossa lente que mudou, não o mundo. 



Sentindo isso, talvez seja importante revisitar esse passado de forma terapêutica. Caso essa nostalgia esteja levando você a se deparar com a sua criança ainda ferida, a dica é nutrir essa criança para que você não deprima.

Lembre das coisas que você  gostava de brincar e fazer quando pequeno/a. Passear, ir a parques, brincar com bichinhos, comer doces, inventar arte? Revisite essas experiências, agora como adulto/a que é, e dê à sua criança interior essas coisas que você gostava e que talvez não teve suficiente. Brinque, divirta-se, faça o que vier à cabeça! Dê-se ao direito de ser um pouco aquela criança.

Lembre-se: crianças se divertem com coisas simples.

Num outro sentido, este Arcano bem pode simbolizar um possível reencontro com alguém do seu passado. Pode ser uma visita ou até mesmo um encontro fortuito. E é provável que este encontro seja marcado ainda por boas trocas de lembranças e afeto.




Em quaisquer dos casos, a pedida é nutrir os sentimentos com boas memórias, mas não se prender muito a elas.

O que fazer com este Arcano

Recordar, reviver e até revisitar o passado é ótimo, desde que tragamos dele as coisas boas, para nos encorajar e motivar para os desafios do presente.

Por isso que, se voltar ao passado e sentir sua criança ainda carente, deve dar a ela o que faltou, como dito acima. Mas lembre-se que você não está mais naquela vida. Agora VOCÊ cuida de si e pode você mesmo se dar tudo que faltou à sua criança. Esse é um exercício de cura. Mas você não é mais criança e não deve se fixar àquele estágio.

Respeitar os limites físicos que porventura tenha hoje também é importante. Nada pior do que querer bancar o/a novinho/a quando não se tem mais idade pra isso, né? Lembre que reviver o passado pode ser um exercício de cura temporário. Não um flashback eterno.




Este é o momento de olhar a vida que você viveu nos olhos, agradecer por tudo dizendo o quanto tudo aquilo foi bom para lhe ensinar o que você precisava, e se despedir.

Agora a vida segue para coisas NOVAS e são essas novas experiências que construirão o seu futuro.


Toque pra frente e Carpe Diem!


2 comentários:

Fique à vontade para comentar ou partilhar sua opinião. :)

CineTarot

[cinetarot][bsummary]