TAROT

[tarot][bleft]

Astrologia

[astrologia][bsummary]

TAROTERAPIA

[terapia][bsummary]

A figura do Imperador na reconstrução da sua segurança no mundo

O Imperador é o Arcano do tarot associado ao pai, aos líderes e governantes e é imprescindível para tratar nossa dificuldade com o sucesso profissional.






Não podemos negar que a maioria das lembranças das pessoas - principalmente das mulheres - com seus pais é traumática.

Situações de negligência, rejeição, machismo, abandono, violência e até mesmo sofrimentos das nossas mães que tomamos para nós acabam se refletindo nas nossas relações com outros homens e também na nossa carreira.

Podemos não nos sentir capazes ou autoconfiantes para disputar vagas, podemos ter medo dos outros homens ou figuras de autoridade, nos acharmos inferiores, culpadas e incapazes de sermos diretas e objetivas no mundo corporativo e profissional, que sentimos como hostil e desumano.

Nestas circunstâncias, ou assumimos uma postura muito agressiva e defensiva, ao modelo da masculinidade tóxica que tomamos como correta, já que aprendemos que é assim que se consegue as coisas, ou muito passiva e acovardada, preferindo não lutar e avançar na carreira, seguindo o modelo provável da mãe ou outra figura que se submetia à autoridade paterna como meio de sobrevivência.

Porém, se não nos conscientizarmos dessas dores e desse modus operandi, dificilmente teremos sucesso.


O sucesso é a cara da mãe e do pai

Nas constelações familiares, diz-se que o sucesso e a prosperidade é 'a cara da mãe'. A mãe por certo contribui para que saibamos nos nutrir, cuidar do nosso corpo e sobrevivência, de nos preservarmos diante de ameaças e sabermos ser úteis e servir a quem necessita. Mas sem a força positiva do pai, do masculino, tampouco o sucesso nos chega. É preciso da força dos dois. Mas aqui vamos tratar da figura apenas do pai.


A Imperatriz e o Imperador no Tarot de Marselha



O pai no tarot é representado pela figura do Imperador. É ele quem estabelece limites, que estrutura e organiza a vida prática e material ao lado da Imperatriz. É ele quem tem força e coragem para empreender, para comandar, encontrar as pessoas certas para as tarefas e delegar. Não com punhos de ferro ou ordens militares. Mas com inteligência, racionalidade e segurança.


O Imperador pelo tarot Videntes da Luz


Sem a energia do Imperador ou do pai positivo, seja você mulher ou homem, não temos coragem ou controle sobre nossos atos. Não temos segurança de nos jogar no mundo, ir atrás das nossas metas e de nos arriscar. É preciso da energia do Imperador (ou do pai positivo) para nos sentirmos seguros no mundo.


Como a figura do Imperador pode nos ajudar


Não é possível mudar nossas experiências do passado. Mas podemos mudar as imagens ou crenças que criamos a partir daquelas experiências.






O taroterapia ou imagoterapia é uma técnica que busca ajudar você a identificar que imagens ou crenças que ainda povoam o seu inconsciente associadas às suas experiências e a projetar novas imagens para o seu futuro.

Não se trata de psicoterapia, reprogramação mental ou PNL (Programação Neuro Linguística). A técnica fenomenológica usa os Arcanos do Tarot como espelhos do seu inconsciente e também como matrizes capazes de criar novas associações mentais.

No caso de uma imagem negativa associada ao pai ou figura de poder, é necessário que essa imagem seja revista e ressignificada. Que você busque entender que circunstâncias da vida levaram o seu pai aos comportamentos tóxicos ou abusivos com você e até mesmo como os próprios traumas dele acabaram se repetindo em você. Tudo isto as imagens do tarot podem revelar. Feito o processo de 'desmistificar' a figura do pai malvado, herói ou bandido e colocando-o sob a dimensão humana e falível, então você poderá trabalhar a sua própria energia do Imperador.

O passo seguinte na imagoterapia será fazer você reconhecer e identificar os atributos positivos do Imperador dentro de você. Quais seus maiores talentos? Onde você tem voz de comando? O que lhe dá segurança e o que você precisa fazer para ter essa segurança? Como colocar a sua vontade em ação sem agressividade ou medo? As imagens que seu inconsciente selecionar para estas respostas lhe darão o norte para você conduzir a sua liderança na vida e a se posicionar assertivamente diante dos desafios.


Quer saber mais sobre a imagoterapia?

Caso você tenha interesse em saber mais sobre a imagoterapia ou experimentar a técnica, é só me mandar uma mensagem via whatsapp. A 1ª sessão é gratuita.


Nenhum comentário:

Fique à vontade para comentar ou partilhar sua opinião. :)

CineTarot

[cinetarot][bsummary]