TAROT

[tarot][bleft]

Astrologia

[astrologia][bsummary]

TAROTERAPIA

[terapia][bsummary]

Os eclipses de ontem e do dia 14 de Outubro de 2023

- Por Guillermo Gabriel González


Ah, os eclipses! Um fenômeno celestial que, na antiguidade, era um mistério profundo que despertava temores intensos. De repente, durante o dia, a noite tomava conta da realidade, a temperatura despencava, os pássaros paravam de cantar, e os animais noturnos acordavam. Tudo isso acontecia em questão de minutos, contrastando com a tranquila transição normal do dia para a noite.


Eclipse Solar em Svalbard (Fonte: The Telegraph)


Os eclipses foram, sem dúvida, um dos eventos naturais que estimularam a humanidade a buscar explicações. Nos primeiros momentos, essas explicações eram baseadas em crenças e suposições, como tem sido o caso ao longo de nossa evolução. 


Na antiguidade, um bom astrólogo deveria ser capaz de calcular esses fenômenos com antecedência para desfrutar de prestígio e credibilidade. No entanto, com o desenvolvimento da capacidade crítica e do pensamento matemático, tornou-se possível calcular as frequências desses fenômenos naturais.


Os eclipses são, portanto, um fenômeno natural que foi estudado pela ciência astronômica.
Ao mesmo tempo, é um fenômeno da natureza que estimula o ser humano, já que somos uma combinação de corpo físico e realidade psíquica. Esse fenômeno natural, estudado cientificamente (a interrupção da luz solar durante o dia), exerce uma espécie de estímulo reflexo que pode desencadear estados emocionais mais ou menos intensos (daí o medo na antiguidade), que, por sua vez, podem afetar a regulação do sistema endócrino. Os antigos sintetizaram essa ideia com a célebre frase "Como é acima é embaixo", expressando a relação entre os eventos celestes e os terrestres e humanos.


Hermes Trismegisto, sábio famoso pelas 7 Leis Herméticas, cuja segunda lei, a da Correspondência, postula “O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.” – Gravura de Daniel Stolcius Von Stolcenbeerg (médico 1600-1660, escritor de alquimia), editada na publicação Viridarium Chymicum, de 1624.


Com a descoberta da importância dos "símbolos", os eclipses adquiriram uma explicação mais sutil e de grande importância para a psique. A ausência temporária de luz durante o dia adquire uma dimensão profunda e abre a possibilidade de pensar que estamos vivendo em um planeta inserido em um sistema solar que possui seus próprios ciclos. 

Cada componente do sistema tem seus próprios ciclos e, periodicamente, esses ciclos estão incrivelmente sincronizados, como uma dança celeste da qual fazemos parte, querendo ou não, dançando também nesses ciclos.


O Eclipse anular solar de 14 de Outubro de 2023


A explicação que mais ressoa em mim (tanto astrológica quanto psicologicamente) é que "essa ausência temporária de luz que os eclipses nos proporcionam é como um convite para preenchê-la com a luz de nossa consciência". Portanto, é de extrema importância saber em que signo e grau o eclipse ocorre. Com essa informação, podemos analisar nosso mapa natal e calcular onde o eclipse estimula o exercício da consciência, para que possamos aproveitar o vácuo que o céu nos oferece.


Mapa do eclipse anular solar que ocorrerá em 14/10/2023, por Guillermo G. González



Um eclipse solar pode estar relacionado à sincronia de novos começos, recomeços e/ou mudanças em nossas vidas, especificamente no ponto onde ocorre em nosso mapa. Isso nos dá pistas para enfatizar ou priorizar os "assuntos" apontados pelo eclipse. 

No caso do próximo eclipse, que ocorre no eixo Libra-Áries, sugere-se que preenchamos com a luz de nossa consciência, fazendo ajustes em nossos valores éticos, estéticos, de justiça, bem como entrando em contato com nossa vontade, empreendedorismo, paixões e tudo o que nos inspira. No entanto, esses conceitos gerais devem ser aplicados e especificados quando identificamos exatamente onde o eclipse afeta nosso mapa, e ainda mais quando o eixo Libra-Áries inclui o Ascendente, Meio do Céu, planetas ou outros significados.

Todo eclipse é um convite do céu para exercer nosso livre arbítrio e nossa consciência, a fim de iluminar esse ponto em nossas vidas. Porém, aqueles nascidos entre 13 e 16 de outubro e entre 7 e 14 de abril serão enfaticamente "convidados" a refletir sobre suas vidas e valores. 


___________________

Guillermo Gabriel González é astrólogo e terapeuta. Seus atendimentos terapêuticos com astrologia podem ser feitos presencialmente em São Paulo ou, online, para todos os países - em português ou espanhol.

Adquira a sua consulta de astrologia com o astrólogo Guillermo G. González pelo site Sublime Salud ou fale direto com ele pelo WhatsApp.







    Nenhum comentário:

    Fique à vontade para comentar ou partilhar sua opinião. :)

    CineTarot

    [cinetarot][bsummary]