TAROT

[tarot][bleft]

Astrologia

[astrologia][bsummary]

TAROTERAPIA

[terapia][bsummary]

9 de Ouros


Imagem


A mulher do Nove de Ouros está dando um passeio pelos jardins de sua rica propriedade. Ela veste-se bem e seus jardins estão floridos.

Ela é uma mulher sofisticada e graciosa, por isso é intrigante ver na sua mão esquerda um pássaro treinado para caçar e matar sob o seu comando. A falcoaria é um hobby incomum para uma dama, mas é a chave desvendar o enigma desta carta.




Interpretação

O naipe de Ouros está sempre ligado às questões terrenas: dinheiro, bens, saúde, conforto. O 9, por sua vez, é o número máximo que encerra os chamados números ‘simples’, segundo a tabela pitagórica – depois dele, o 10 (1+0), indica um novo começo.

O 9 de Ouros fala de um ponto máximo de realização material atingido através do pleno controle das suas ambições, da autodisciplina, graça, criatividade e sutil severidade. Ele é o fim de um percurso iniciado em busca da autossuficiência, atingido com a disciplina e nobreza de quem está no comando da sua vontade.

Do ponto de vista oracular, o 9 de Ouros simboliza ganhos financeiros, conquistas e a aquisição de uma posição financeira confortável. Também simboliza saúde, riqueza e prosperidade em todos os sentidos. É a coroação de um trabalho árduo realizado em busca da segurança material.

No sentido psicológico, a carta aponta para a sensação de segurança interior que advém das pessoas que se tornaram financeiramente autossuficientes através do bom uso dos seus talentos e recursos. Elas estão satisfeitas consigo mesmas e não precisam mais da aprovação de terceiros.

O 9 de ouros, portanto, é o ponto máximo do que podemos vivenciar do elemento Terra: representa saúde, energia, prosperidade.  

Mas lembremos da dama com um falcão na mão. Que mensagem ela encerra ligada ao ‘ponto máximo do que podemos vivenciar do mundo material’?

Ao chegar lá, a solidão

Note a importância do falcão ou das aves de rapina usadas nesta arte – classificada pela Unesco no ano de 2010 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A falcoaria foi, na Idade Média, um esporte aristocrático, restrito a reis e outros membros das cortes e mantém até hoje o seu aspecto de nobreza. As aves de rapina usadas neste esporte são carnívoras, com bicos recurvados e pontiagudos, garras fortes e visão de longo alcance. São ágeis na captura dos seus alimentos. Criar e treinar estas aves não é uma tarefa fácil e nem tampouco para muitos – muito menos para mulheres frágeis. 

Mariana Fernanda de Almeida, exemplo do 9 de Ouros - https://oglobo.globo.com/rio/seguranca-dos-aeroportos-ganha-aliados-falcoes-19871989


Muitas vezes esta carta simboliza uma mulher que exerce uma tarefa típica masculina ou de domínio masculino (a falconaria é um exemplo. Poderia ser engenharia mecânica, tecnologia, mineração, transporte de cargas, etc...). Esta pessoa encontra seu sustento, sua autossuficiência financeira exercendo uma atividade de liderança e força e onde, muitas vezes, precisa agir com agressividade e muito foco. Mas por estar num meio masculino, isto a distancia de seus pares.

Outra interpretação é que, dado o alto nível de destreza sobre seu ofício, difícil de ser acompanhado, às vezes a carta  pode representar a pessoa trabalhando sozinha ou isolada dos demais. Pode ser que trabalhe até mesmo remotamente, do conforto da sua própria casa. Ou isolada dos seus companheiros, porque estes não o acompanham.


"É solitário no topo, é por isso que um Bugatti tem 2 assentos e um ônibus tem 50" - um anúncio arrogante, mas que retrata bem a natureza solitária do 9 de Ouros



Ainda uma terceira hipótese mostra a pessoa que chegou lá, mas que agora, para se proteger e proteger o que conquistou, está presa em seus muros (propriedade). É como a imagem daquelas casas de milionários, com a família e riquezas cercadas por câmeras, muros de proteção, guardas. Está usufruindo de uma vida de luxo e conforto, mas precisa reduzir seu mundo a estes muros.

Entendendo a solidão do 9 de Ouros


No 9 estão sempre contidos os elementos dos Arcanos Maiores O Eremita (Arcano 9) e da Lua (Arcano 18 => 1 + 8 = 9). O 9 está ligado, assim, aos desejos inconscientes e autoconhecimento da Lua e à sabedoria e solidão do Eremita.

O sábio e solitário Eremita contido nesta carta serve para que meditemos sobre o quanto trazemos de felicidade e realização para nossa vida e para a vida dos outros com o que criamos. É preciso refletir sobre nossos valores pessoais. Nossa alma é livre e pode voar e conquistar o que desejamos. Porém, está presa à nossa vontade e esta deve estar em sintonia com nossos valores espirituais mais nobres. A Lua aqui também aponta para o caminho do autoconhecimento e reconhecimento das nossas auto ilusões.

Quando não há mais caminhos a subir no mundo material (e a pessoa nem precisa ter chegado a ficar rica para ter adquirido esta consciência), só resta ascender para outro patamar. É este o limite que se chega com este Arcano. Atingimos o sucesso ou o que para nós representa o sucesso. Já conseguimos nos autossustentar, somos independentes financeiramente. E agora, José? Aprendi muito no meu caminho. Entendi a profunda natureza dos meus desejos inconscientes. E estou só. O que posso fazer?

O próximo Arcano, o 10 de Ouros, que fala de legado, é uma pista sobre o destino do nosso sucesso. Compartilhar com os outros o que aprendemos,conquistamos e desenvolvemos. Mas isto já é outra história, outro Arcano.

Por ora, a mensagem deste Arcano é: você chegou lá e percebe que é solitário no topo. Viver isolado faz parte deste estágio. Você protege a si mesmo como protege seu patrimônio. Mas está feliz, podendo aproveitar o tempo, segurança, conforto e beleza da vida que conquistou a duras penas. Usufrua! Tudo que você conquistou, é seu por merecimento.

4 comentários:

  1. Muito bom, Rosane...
    "Nossa alma é livre e pode voar e conquistar o que desejamos. Porém, está presa à nossa vontade..."
    Estamos encarnados com o propósito de aprender, cada vez mais, a orientar nossa vontade para objetivos mais elevados, e aprender também a "ensinar" nossas vontades viciadas, para que se tornem sadias...Descobrir e aprimorar nossos talentos, é nosso grande desafio...e conquista!
    Parabéns pela associação. Abraços, Claudie

    ResponderExcluir
  2. Qual o nome desse deck?..q coisa mais linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diana. O nome do deck é Illuminati. Mas não tem relação com a entidade secreta, ok? Foi apenas o nome de batismo. Tb acho este deck um dos mais lindos. Bjs!

      Excluir

Fique à vontade para comentar ou partilhar sua opinião. :)

CineTarot

[cinetarot][bsummary]