TAROT

[tarot][bleft]

Astrologia

[astrologia][bsummary]

TAROTERAPIA

[terapia][bsummary]

O que a Papisa e a Rainha de Copas têm em comum?


Amor, poder, ambição, sabedoria, estratégia, liberdade. Dentre as várias semelhanças entre uma Papisa e uma Rainha de Copas, a que mais se evidencia é que ambas são damas do amor. Você imagina o motivo?



 

Papisa, dama do amor? Opa... espere aí! A Papisa é uma figura casta, recatada, como cabe a uma figura de autoridade, não? Mas... estanho, não existem papisas, apenas papas. Ou não?

Sim, já houve uma papisa. Dizem alguns historiadores que teria ela ocupado a cadeira de São Pedro sob o falso nome de João VII e que guarda uma história dramática. A papisa teria sido uma mulher extremamente culta e que se fez passar por homem para escapar à proibição de estudar, imposta às mulheres. Impressionando os doutores da Igreja com sua sabedoria, teria chegado ao papado após a morte do Papa Leão IV. Porém, teria ela ficado grávida de um dos seus familiares e escondido a gravidez sob seu largo manto. E acabou dando à luz em plena rua, durante uma procissão. Delatada a farsa, a multidão, enfurecida por crer que o "santo trono" havia sido profanado por uma mulher, teria matado seu filho e amarrado Joana/João em um cavalo, apedrejando-a até a morte. Sim, a papisa ousa ter sexualidade. Ousa ser livre e ocupar o 'lugar de um homem'. Nada há de recato nem de passividade nesta nossa dama, portanto.


Agora, à nossa Rainha de Copas. Outra mulher terrível! Tão poderosa, tão dona de si e do seu poder de sedução, que onde passa, causa problemas. Não apenas pela sua imponência. Mas pela sua liberdade e pelo desafio que representa aos homens.


Lembra da Rainha de Copas da Alice?

  
Quando nos perguntamos "quem sabe o que quer uma mulher?", é de uma Rainha de Copas que falamos. Passional, ela faz o que quer e ninguém a prende. Passa de um amante a outro pelo simples prazer de fazê-lo. E, com cada qual, incorpora tão profundamente a fantasia íntima da mulher perfeita que eles procuram, que é difícil não se apaixonar perdidamente por ela. 

Mas ela é fiel apenas a si mesma e à sua necessidade de liberdade. Ela tem planos mais ambiciosos que ser "dona de casa".



As 'outras'


Eis o que nossas "damas do amor" têm em comum: ambas são o retrato da "outra".
 

Papisas de Rainhas de Copas: as 'outras' no tarot


A outra ou a amante é a poderosa mulher dona do seu destino e que representa, para homens e mulheres, amor e ódio.

Ela é a prostituta e a rainha da sociedade, desejada pelo seu status e desprezada pela sua liberdade sem limites. A mulher sedutora e inatingível pela sua inteligência, poder e liberdade. A que destrói lares, corrompe o/a parceiro/a, conquista o que quer usando da sua maior arma: a ambição.

Damas de Copas são as mulheres idealizadas e sedutoras com as quais os homens se casam mas que, ao terem filhos, se transformam em Papisas. "Morrem" para estes ao dar à luz e revelar, para o horror masculino, a santidade materna que os leva a se afastar, tal o conflito deles com a própria mãe, que não pode ser desejada.

Mulheres dúbias - eis por que vieram as duas. Putas e Santas. Sempre separadas. Porque, juntas, abalariam toda uma gama de preceitos firmados por séculos por uma sociedade machista que, por mais paradoxal que seja, prefere uma outra fora de casa a ver a sua "outra face", inteira, em pé de igualdade dentro dela.
 


Série The Crown sobre a Rainha Elizabeth II
exemplo da síntese dos Arcanos Papisa + Rainha de Copas





"A Papisa Joana", filme que toda mulher deveria conhecer






Nenhum comentário:

Fique à vontade para comentar ou partilhar sua opinião. :)

CineTarot

[cinetarot][bsummary]