Arcano 21: O Mundo - Rosane - Taróloga

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Arcano 21: O Mundo

Mundo, mundo, vasto mundo
Se eu me chamasse Raimundo
Seria uma rima, não uma solução.
Mundo, mundo, vasto mundo
Mais vasto é o meu coração.


(trecho do Poema das Sete Faces, de Carlos Drummond de Andrade)


A figura central presente na carta 'O Mundo' retrata um ser andrógino, homem e mulher, o casamento alquímico. Ele/ela está no centro de uma coroa de louros, a coroação dos seus feitos. Nos quatro cantos da carta, os quadro signos fixos da astrologia (leão, touro, aquário e escorpião), os 4 cantos da terra, as 4 estações, os 4 pontos cardeais. Nas mãos, nosso ser superior carrega dois bastões: atingiu o pleno domínio da sua vontade, suas emoções e razão estão sob controle.


Significado:

A carta 'O Mundo', último dos arcanos maiores, mostra finalmente a chegada do homem ao seu apogeu, ao ponto máximo da sua existência. Muitas pessoas, fixadas no fato desta ser a última carta dos arcanos maiores, interpretam-na no seu sentido de culminação e finalização. Talvez nosso medo das mudanças fale mais alto ao interpretarmos assim esta carta. O mundo não significa o fim. Muito pelo contrário! Ao tirarmos esta carta como resposta a qualquer questão, significa, antes de mais nada, vitória, sucesso, ascensão, elevação, promoção. Quer dizer que chegamos a tal ponto da nossa jornada que nada mais há que ser feito a não ser ir para um estágio superior.

Nos relacionamentos, significa que a relação chegou a tal nível de união que dali para adiante só resta ao casal 'ir para o próximo nível'. Pode significar melhora no sexo, noivado, casamento, nascimento de uma criança, etc. Entenda que o relacionamento chegou a tal ponto de cumplicidade e parceria que agora, o melhor a fazer, é deixar que ele evolua e amadureça naturalmente. Esta carta sinaliza que já superaram grandes desafios e que vocês merecem os louros desta vitória juntos. Agora é hora de se unirem mais ainda para que a relação fique mais sólida.


Para assuntos de carreira, estudos, etc... tirar o mundo traz a mensagem que seus esforços serão recompensados. Há a possibilidade inclusive de você se destacar na sua área, ser reconhecido, estar em evidência de alguma forma. Assim como no 'poema das 7 faces', em que Drummond assume sua grandiosidade (mais vasto é o meu coração), é hora de se mostrar, de exibir seus talentos sem medo. A carta, sob este aspecto, pode significar uma formatura, uma promoção, uma exibição pública das suas obras. Sucesso, enfim!

Caso você ainda não tenha chegado neste ponto, a tirada desta carta sinaliza que a vitória é certa e esta próxima. Vale dar uma olhada nos últimos seis meses da sua vida e enxergar o quão longe você já foi. Valorize a sua caminhada e seus feitos. É provável que nos próximos meses você seja reconhecido e alcance o status que busca.

Esta carta também pede para que você se coloque no centro dos fatos e perceba o papel que você ocupa no jogo da vida. Ela sinaliza a possibilidade de você se destacar e ocupar uma posição de proeminência social.

Sob um ponto de vista literal, a carta simboliza algumas coisas: possível viagem ao exterior, exposição pública, consciência global e mesmo a internet.

Eu, na internet? Toca aqui!


Nota: a internet como uma interpretação possível desta carta é algo novo e não há literatura sobre o Tarot que confirme esta minha interpretação. Natural, a invenção da internet é posterior a toda literatura interpretativa das cartas do Tarot. Mas considerando que o Tarot não é um conhecimento morto, mas dinâmico e em constante relação com o mundo atual, associar esta carta à internet não apenas faz sentido, como já se confirmou em várias das minhas leituras.  Como a internet conecta praticamente o mundo todo e a carta simboliza projeção, pode até mesmo simbolizar uma exposição pública sua através da internet. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

RosaneTarot


Este é um blog de autoria de Rosane Kurzhals. Todos os direitos reservados. A reprodução total ou parcial do conteúdo aqui apresentada está autorizada, desde que com o consentimento da autora e citada a fonte. ;)








Últimas do Blog

recentposts

Instagram