TAROT

[tarot][bleft]

Astrologia

[astrologia][bsummary]

TAROTERAPIA

[terapia][bsummary]

Pajem de Espadas: observe e aprenda


Este é um Arcano que normalmente é muito mal interpretado. 

Muitos sites de Tarô (os mais famosos, pasme) o relaciona com problemas que se tem que enfrentar, notícias ruins, desafios, obstáculos, etc... dê uma googleada e confira por si mesm@. 


Vai pesquisar, nada! Tira a mão daí!


Bem, eu sinceramente não sei de onde esse povo tirou essas informações. Parecem fake news... um inventou, outro copiou e repetiu e assim a notícia falsa se espalhou. O que é até engraçado, porque "fofoqueiro" é justamente o lado desse Arcano no seu aspecto invertido. Pegadinha do Malandro!! 🤣🤣🤣 

Vamos à origem das coisas.

Pajem de Espadas do Tarot Rider Waite

As cartas da Corte (Pajens, Cavaleiros, Reis e Rainhas) sempre se relacionam com pessoas ou comportamentos.

Pajens enquanto pessoas

No tempo medieval, quando surgiu o Tarot, os pajens eram os jovens aprendizes, cujas tarefas lhe eram atribuídas conforme suas habilidades. Aos mais rápidos, observadores, atentos, racionais e inteligentes, numa época em que poucos liam e escreviam... eram conferidas as tarefas de correspondentes. Isto é, eram os que levavam as notícias de um lado para o outro - por isso que, no aspecto negativo, é o leva-e-traz, o fofoqueiro, o inventor de fake news. Mas estamos falando do nosso jovem no sentido normal.

Trazido para os dias de hoje, esses pajens seriam estagiários, jovens em começo de carreira ou estudantes. Pessoas muito inteligentes e racionais que, pela sua mente curiosa, rápida e astuta, teriam fortes tendências acadêmicas, tanto para a comunicação quanto para as pesquisas ou leis. 


Eu, eu, eu, eu!!!


Pajens enquanto comportamento

Como comportamento, o Pajem de Espadas se relacionaria à nossa capacidade de atenção, observação, estudo, avaliação, pesquisa, agilidade mental. Requisitos para analisar algum estudo, avançar em algum projeto que requeira racionalidade, aprender. 

Para mim, este Arcano é o ninja - aquele que está pronto para reagir, mas só observa, sentindo pelo vento o momento favorável de atacar.



Mensagem do Arcano para o dia

A pedida com este Arcano é: preste atenção ao seu meio. Perceba não apenas o que é dito. Veja os gestos. Leia, mas pesquise, confirme se aquilo é verdadeiro ou não. Seja até um pouco desconfiad@. Não no sentido negativo, como postura reativa às pessoas. Mas como quem fica esperto mesmo, atento para não se enganar ou ter falso juízo das situações e pessoas. 





Seja esse ninja hoje. Olhos e ouvidos atentos. Estude, pesquise, aprenda. Confira suas caixas de entrada de e-mails e de correio, leia jornais, revistas. Repare nos seus estudos. Ouça bem o que as pessoas falam. Há mais coisas no "vento" que você pode supor. E um dia você vai poder usar tudo isso como vantagem.

Carpe Diem!


8 comentários:

  1. Muito bom!
    Sempre que esse arcano me aparecia, era uma situação em que eu andava enganado ou iludido e em algum momento a verdade ou algo que eu não tinha notado, vinha à tona!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal a sua observação. É isto mesmo. Grata pelo comentário oportuno! Bjs

      Excluir
  2. Excelente abordagem desse arcano!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre com clareza e sensatez a melhor definição!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar ou partilhar sua opinião. :)

CineTarot

[cinetarot][bsummary]