TAROT

[tarot][bleft]

Astrologia

[astrologia][bsummary]

TAROTERAPIA

[terapia][bsummary]

O Arcano 0, O Louco

O Arcano do Louco é o que dá a partida para a grande jornada da alma, representada pelas 22 cartas dos Arcanos Maiores. Mais do que uma personagem, ele é a própria vontade de viver. Curinga, não se encaixa em nenhum momento da jornada. O número zero contém em si todo o potencial do que pode vir a ser. Ele é a vacuidade e também a totalidade.



Palavras-chave:

Posição normal: aventura, desprendimento, arrojo, espontaneidade, espírito livre.

Posição invertida: imprudência, risco, desatenção, insegurança.


Imagem

Não se faça de louco!
Você sabe muito bem pra
onde vai, não é mesmo,
seu Louco?
O Arcano do Louco é simbolizado, no Tarot de Marselha, por um andarilho com roupa de bobo da corte, representando seu estado de movimento contínuo, em busca de algo, mas um tanto alheio e brincalhão. Ele olha para o céu, distraído ou buscando um sentido para a sua jornada e parece guiar-se pelo sol. Ele carrega em suas mãos uma trouxa, como quem está de muda, carregando seus poucos pertences. Ele não precisa de muito para seguir em frente. Seu cajado é a sua terceira perna, representando o elemento fogo - ele move-se segundo sua intuição, seu desejo, sua ânsia pela aventura. O cachorro que o segue representa seus instintos e servem para alertá-lo diante de riscos para os quais pode não estar prestando atenção.

Em alguns tarots, ele está diante de um penhasco, pronto para cair enquanto acompanha encantado o voar de uma borboleta. O cachorro o alerta e segura, retratando ainda mais o caráter do seu instinto, de fiel protetor do corpo. Nesta representação, nota-se com mais evidência a característica de dispersão do nosso viajante que pode levá-lo a situações de perigo, caso não olhe para onde está indo.

Interpretação


A carta do Louco significa a nossa própria vontade de viver. Ao nascermos, por exemplo, nada sabemos do mundo, tudo é uma aventura, as cores nos encantam, os cheiros nos distraem, vamos para onde nossa vontade nos leva. Somos puro instinto e emoções que não sabemos ainda como lidar. Inocentes, espontâneos, aventureiros, alegres, distraídos, imprudentes... mas muito certos do que desejamos. Este é o estado do Louco.

Como bobo da corte que é, é fácil nos enganar acreditando que, como ele parece não saber o risco que corre com suas piadas, não saber o que faz e nem para onde vai... está perdido. Mas não nos enganemos. O que para nós é 'loucura' é só o que a nossa mente não abstrai. Quantos mestres não andarão por aí na pele de andarilhos, tidos por loucos? Por espíritos brincalhões? Não vemos o que eles vêem... e só isto nos dá o precedente de julgar. Mas há um sentido em toda loucura.




Apesar do Arcano atentar para os riscos, O Louco nos fala para seguir nossos desejos e nos jogarmos na vida como numa grande aventura. Ele indica que provavelmente estamos sentindo uma espécie de chamado e há um desejo latente por experimentar coisas novas. Novos projetos, novos sonhos, um novo romance, uma nova empresa ou emprego, uma nova forma de viver. Mesmo que não se conheça exatamente o terreno em que se está pisando nem a si mesmo, sentimos que devemos dar um passo corajoso em busca do que esta experiência pode nos trazer.

O Louco, assim, é um convite para a aventura da vida. Se jogue, experimente... e divirta-se no processo! O Arcano pede que encaremos a vida como crianças que mantém vivas o dom de se encantar. Ele recomenda que vivamos cada nova experiência de peito aberto, prontos para nos alegrarmos com cada passo certo e aprender com os errados. Ele indica que devemos nos permitir e seguir nossos desejos, mesmo que tudo pareça uma loucura.


O Louco invertido

O Louco, Rider-Waite Tarot

O Louco invertido representa uma resistência a seguir o nosso livre-arbítrio e , assim, permanecer irresponsáveis diante das solicitações da vida. É como querer seguir 'a vida louca', livres, soltos... mas para lugar nenhum. Querer apenas curtir o momento, desatentos das consequências de nossos atos ou inconscientes e sem sintonia com os chamados da nossa alma. Podemos, neste estado, estar colocando a nossa vida e a de outras pessoas em risco, por pura imprudência.

Num outro sentido, podemos interpretar este Arcano invertido como uma sensação de despreparo para lidar com novas situações da nossa vida. Assim, por medo ou covardia, queremos nos negar àquele aprendizado ou minimizar a sua importância. Isso pode acontecer por imaturidade, falta de confiança nos nossos instintos ou sensação de descontrole ou que não se tem os recursos necessários para dar conta dos desafios em questão.

A mensagem com o Louco invertido é que se coloque os pés no chão e aceitemos que errar faz parte do caminho. Os erros também são oportunidades, se nos permitirmos aprender com eles. Porém, nem 8 nem 80. Nem viver como se não houvesse amanhã, nem como se cada passo fosse definitivo. O segredo, aqui, é se manter aberto às experiências, mas desapegado dos resultados. Apenas siga seus desejos, mas mantenha-se conectado com o seu coração e seu guia interior.

____________________

Para compreender O Louco:



Nise - O Coração da Loucura 



Um Conto Chinês




O Que É O Que É - Maria Bethânia (DVD "Brasileirinho")

3 comentários:

  1. Oi, Francine. Cada caso é um caso e é difícil responder sem entender o contexto desta tiragem. Mas a combinação do Pajem de Paus (alguém que comunica algo) com o louco invertido (irresponsabilidade, inconsciência) e o sol (alegria) pode bem ser alguém também contando alguma vantagem, só por diversão. A carta do Louco invertido bem no meio da leitura é o que mais 'pesa' nesta tiragem. Sempre que ele aparecer invertido é um sinal de alerta e perigo, ok? Bjs

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar ou partilhar sua opinião. :)

CineTarot

[cinetarot][bsummary]