CARTA DO DIA

[carta do dia][bsummary]

TAROT

[tarot][bleft]

Astrologia

[astrologia][bsummary]

2021: o chamado para o Mundo

Ano passado havia traçado a imagem de 2020 como o ano em que sentiríamos as dores do parto. Um ano kármico sem dúvida, de duplo julgamento pela repetição do Arcano 20 - lembre aqui.

A pandemia que tomou conta do nosso planeta, o avanço do ultraconservadorismo, lockdowns, trabalho remoto, ameaça à democracia no mundo... 2020 foi realmente um marco. Nossa história pode se dividir agora entre Antes de 2020 e Depois de 2020. O 'novo normal' foi uma das expressões mais ditas, bem como que o mundo agora nunca mais seria como antes.

Sentimos isto quando um filho nasce. 


2021 nasce retirando nossas máscaras físicas e egóicas. 
Chegou a hora de ser responsável. Sorria!


No nascimento de um filho, nada em nós muda - exceto o corpo da mãe. Somos os mesmos. Mas, com um filho, tudo muda. Os horários mudam, a rotina muda, o trabalho muda... nosso mundo muda.

Agora somos mães e pais responsáveis por um novo ser. Uma família. Toda a vida precisa se adaptar e, de fato, nada mais será como antes. O 'novo normal' é reinventar a vida daqui para a frente na prática, no universo de adultos que agora somos forçados a ser. O tempo da 'vida louca', das festas e do comportamento leviano e inconsequente ficou no passado.

O Duplo Julgamento de 2020 já acenava. Agora teremos que ser duplamente mais ajuizados. Por nós e pelos que dependem de nós.


Os Arcanos 20 e 21: o chamado para o novo mundo

Agora em 2021 temos a presença forte do Arcano do Mundo após o Julgamento. É o chamado para o mundo do 'novo eu' que nasce. A imagem combinada representa o aviso que a criança está coroando. Coroar é um termo da obstetrícia, sinalizando que a criança está com a cabeça no canal de parto. 2021 é, assim, o ano em que nós estamos prontos para vir ao mundo - o que não quer dizer que isto seja fácil. 



Com a combinação destes dois grandes Arcanos, é provável que sintamos um chamado para estarmos no mundo. Podemos querer sair, nos mostrar, estar no centro do movimento e dos olhares de todos. Com a imunização global prevista para acontecer durante o ano, este comportamento é mais do que esperado. Quem não quererá em 2021 sair do confinamento da sua casa e dos limites a que estava sujeito em 2020? 

Mas mais do que querer sair do seu quadrado para os holofotes, selfies e outro estilo de vida, é possível que iremos querer é buscar as coisas do mundo, estar no centro dos fatos e acontecimentos. Vamos querer rua e atenção! Buscaremos nos inteirar mais a respeito do que acontece a nível mundial e participar deste novo mundo mais ativamente. Mas precisaremos também nos esforçar para vir à luz. 

Em resumo, a combinação dos Arcanos 20 e 21 representa um 'chamado para o novo mundo' que começaremos a ver em breve, como um anúncio da Era de Aquário. 



O chamado a nível exotérico (externo)


2021 é apenas o começo das grandes mudanças que começam a acontecer fora de nós. O que o novo mundo vai trazer ainda permanece uma incógnita. O certo é que o ano de 2021 será grandemente mediado pela tecnologia.

Isto porque, pela astrologia tivemos em 2020 a grande mutação para o elemento Ar, que rege o intelecto, os pensamentos, a comunicação e os grupos (Veja matéria completa aqui da astróloga Maria Eunice Souza). E, pelo Tarot, O Mundo também representa a Internet (www- World Wide Web) e os eventos mundiais. 





Os  quatro signos da carta (Aquário, Escorpião, Touro e Leão), como signos fixos que são, nos falam que será preciso estabelecer bases firmes para que mudanças significativas aconteçam. Como 2020 antecipou a migração para o digital e comunicação nas nuvens, agora em 2021 podemos ver novas leis e diretrizes para regular as práticas online. 

A coroa da carta do Mundo representa, ainda, o fim de um ciclo. Assim, tudo que envolver tecnologia, comunicação e sociedade pode passar por encerramentos para precipitar mais inovações e mundanças.

No centro, a mulher nua inaugura esta nova fase. Podemos esperar um novo feminismo ou movimento mundial em que a mulher ganhe destaque. Pode ser o começo de grandes vitórias para a causa das mulheres e também que podemos ter aprendido as lições kármicas a que fomos submetidos - a carta espelho do mundo é a Roda da Fortuna. 

Ainda as pernas cruzadas da mulher no centro do mundo nos lembra do Enforcado. Numa oitava superior, podemos agora ver revertidos em sucesso os sacrifícios a que fomos submetidos pelas circunstâncias em 2020. Quem se adaptou para o online em 2020, neste ano estará em posição de vantagem.

A recolocação do ser humano - e da mulher - no centro da economia (e não o lucro) será a pedida para este novo ano.


Estátua da 'garota destemina' encarando o touro de Wall Street


O chamado a nível esotérico (interno)


Se em 2020 sentimos 'as dores de parto' e, agora, o bebê coroa, podemos significar 2021 como uma oportunidade para encerrarmos ciclos pessoais e nos tornarmos prontos para renascer.


Pronto(a) para o novo mundo - ou novo planeta?


Quem em 2020 aceitou o pedido do Enforcado (restrição de movimentos e sacrifício consciente), este ano pode colher os louros desta postura. Quanto mais você se dedicou a cuidar de si e dos seus e significou as limitações como aprendizado, mais evoluído(a) você está este ano. E, agora, tudo que for feito com sacrifício e em benefício de um bem maior ganhará relevância, destaque e sucesso. 

As duas varinhas nas mãos do novo ser humano indicam que poderemos saber equilibrar melhor nossa vontade com nossos dons. A faixa traduz a liberdade e alegria que podemos sentir quando liberamos a nossa criança interior para correr solta em busca da sua autonomia. 

No nível pessoal, os signos fixos da carta indicam que as pessoas dos signos de Aquário, Leão, Touro e Escorpião poderão ser as mais cobradas e, por consequência, as que mais tenderão a se desenvolver neste ano. 




Mas no geral, todos sentiremos os efeitos dos seus eixos sendo testados. Os eixos são da Posse x Desapego e do Individualismo x Sociedade. São as 2 faces da mesma moeda destes signos em questão, sendo Aquário oposto a Leão e Touro oposto a Escorpião. 

Signos fixos são resistentes a mudanças e mudar nossos valores com relação ao que temos e devemos soltar, bem ao que somos como indivíduos e nosso papel social, pode ser um desafio e tanto. Principalmente porque mal deixamos o ciclo de 36 anos do Sol (veja aqui sobre os ciclos), que foi de 1981 a 2016. Este é, portanto, apenas o 4º ano em que, depois de trabalhar tanto nosso Eu e autoimagem (quantas selfies você tirou?), agora o conhecimento, a disciplina e a maturidade tomam a cena. 

De agora até 2056 não basta mais ser ou parecer. Será preciso merecer. 




2021: O Papa como Arcano Regente


Pelo Tarot, o Papa, Potífice ou Hierofante é o Arcano Regente de 2021. 

Figura doutrinária ligada ao clero, professores, psicólogos e mestres, tem relação com o signo de Touro (um dos 4 signos da carta do Mundo) e fala da necessidade de construir pontes (pontífice vem de “pontifex” = construtor de pontes) entre o divino e o mundano para que a sociedade possa ser regida por princípios éticos e morais.


Construtor de pontes, não muros



No caminho do Louco (nosso andar como almas imaturas), o Papa é o mestre que guiará os passos do recém-nascido nas leis sociais. Como é regido por Touro, as regras que o Papa defende estão ligadas a instituições tradicionais e com raízes firmemente plantadas na terra. 

Assim, o que o Papa nos traz para 2021 é que precisaremos, na transição do fechamento de cliclo para este novo mundo, de conhecimentos e informações seguras assentadas sobre princípios confiáveis humanos e morais e conectadas com o mundo espiritual, mas também prático.

Alguns dos seus símbolos nos dão uma dica para onde o mundo caminha, guiado por este mestre que nos toma pela mão:





BÊNÇÃO:
Sua mão para o alto em gesto de bênção aponta 3 dedos para cima e 2 para baixo. O que quisermos ser ou fazer em 2021 será abençoado à medida que o divino seja mais considerado que o mundano. Quanto mais estivermos de acordo com o céu e a ordem superior e espiritual (ou as 3 Ordens do Amor e as 5 da Ajuda - veja aqui), mais nossa vida tenderá a ser abençoada.


COROA DE TRÊS CAMADAS:
O Inconsciente, Consciente e Supraconsciente. O mundo físico ou material, mental e espiritual. Nossas intenções e pensamentos devem considerar estes 3 níveis de consciência e o atendimento aos nossos 3 planos de existência. O mundo material deve ter a mesma importância do racional e também espiritual.


CRUZ PAPAL:
Outro símbolo do poder religioso. As três barras horizontais, tais quais as três camadas da coroa, representam as três funções do Papa: sacerdócio, jurisdição e magistério. Estas 3 áreas tendem a estar em evidência em 2021 e podem passar por grandes reformulações.


INICIADOS:
Diante do papa estão ajoelhados 2 iniciados, prontos para receber seus votos. Em 2021, precisaremos ter humildade para nos submeter a quem tem mais conhecimento que nós. Pode ser um ótimo ano para nos dedicarmos com afinco a estudos e doutrinas que poderão nos proporcionar, no futuro, o ingresso a níveis superiores de conhecimento. Pode que também sejamos convidados a ensinar - por isso esteja pronto: "quando o discípulo está pronto, o Mestre aparece".


CHAVES CRUZADAS
Falando em ingresso, finalmente eis as chaves para um 2021 bem vivido. As chaves cruzadas representam as chaves do reino dos céus, um dos símbolos da bandeira do Vaticano. O reino dos céus é  o conhecimento que é fechado pela Igreja e só disponível a quem se iniciar nos seus mistérios.

“ Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligardes na terra, será desligado nos céus."



Principais desafios e dicas práticas


Momentos de transição nunca são muito fáceis. O número do Papa (5) é justamente este 'caminho do meio' de qualquer jornada terrena. 

Nos desdobramentos do 5 nos Arcanos Menores (vida prática), podemos ainda passar por provações fortes. Talvez até maiores do que passamos em 2020, quando fomos apenas chamados a nos espiritualizar e a sair da nossa mente estreita e materialista. 

Agora é que será o tempo em que precisaremos decidir de que lado vamos ficar na transição deste nosso mundo.

Veja aqui os possíveis desdobramentos segundo os Cincos do Tarot:



No Amor: 5 de Copas





Para o amor e lado emocional, o ano tende a trazer decepções e frustrações. Podemos nos arrepender de gestos e atitudes, sofrer lutos, cair em depressão. A solidão pode ser uma marca para este ano e a distância entre nossos desejos e a realidade pode parecer intransponível. Tudo porque tenderemos a ficar muito focados no passado, na vida que tivemos, nos prazeres perdidos. Podemos ficar tão absortos no que não temos ao invés do que temos que grandes oportunidades de encontros amorosos e acordos podem nos passar despercebidas.


Conselho:

Atenha-se ao novo ao invés de fixado na vida antiga. Levante a cabeça. O que passou, passou. Se tiver que passar o ano curando mágoas, faça-o. Mas faça até que todas as lágrimas tenham secado e, então, siga em frente. 

Se você passar por rompimentos, este Arcano sinaliza que nem tudo estará perdido. Apesar deste Arcano evidenciar este nosso luto, revela que há chances de reconciliação. Basta que você saia da sua zona de conforto e vitimismo e vire-se. Sua oportunidade de felicidade pode estar bem atrás de você.






Na Carreira: 5 de Espadas




Nas nossas lutas pelo poder e conquistas, pode que este ano nos sintamos provocados por nossos pares e, em arroubos de superioridade, tentemos afastar as pessoas do nosso convívio com provocações, críticas, jogo sujo e violência. Podemos usar da comunicação violenta, sermos mais agressivos, arrogantes, territorialistas e até 'valentões' com os outros para manter a nossa posição. O resultado é que você pode ganhar a luta, mas perde a guerra. 

Este arcano também sinaliza perigo ao nos acharmos 'espertos' tomando como nosso o conhecimento dos outros (até de pessoas próximas a nós). O risco aqui é perder a confiança das pessoas próximas. 


Conselho:

Óbvio que a dica é discutir menos e buscar ter conversas francas com as pessoas que sentimos que nos incomodam. Busque o entendimento e a ética acima de tudo. Tente controlar o seu temperamento e a possível tendência de querer ter sempre razão. Também não tolere o valentão e oportunista. Se você for vítima de abuso ou comportamento nocivo de alguém, tente se afastar desta pessoa - "Onde não puderes amar, não te demores" (Eleonora Duse).

Na vida acadêmica, nada de copiar e colar nos seus estudos e trabalhos! Nada de plagiar o conteúdo alheio! Nada de trapaça! Ser desleal não faz ninguém esperto. Faz de nós vigaristas.



De tanto ver triunfar as nulidades, 
de tanto ver prosperar a desonra, 
de tanto ver crescer a injustiça, 
de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, 
o homem chega a desanimar da virtude, 
a rir-se da honra, 
a ter vergonha de ser honesto. 
Rui Barbosa



Nas Finanças e Saúde: 5 de Ouros





No 5 de Ouros vemos 2 migrantes descalços passando ao lado do vitral de uma igreja sob a neve fria do inverno. Apesar de retratar pessoas em estado de pobreza e doença, este é um Arcano com forte indicativo de miséria espiritual, pois podemos nos negar a aceitar a situação pela qual passamos como prova para a nossa evolução. Assim, podemos correr o risco de perder dinheiro, emprego, saúde, nos sentirmos solitários ou mesmo amaldiçoados pelo destino.

Este arcano também simboliza que a economia pode passar por perdas e turbulências devido à recessão, desabastecimento, falências de empresas, fortes alterações climáticas, etc. Como consequência, problemas como perda do nosso poder aquisitivo, desemprego, doenças e outros infortúnios podem ainda nos atingir, fazendo com que precisemos sair em busca de outras alternativas para a nossa sobrevivência.


Conselho:

Nada de pânico. Lembre-se que esta situação é temporária. São tempos difíceis, mas em que você pode ser ajudado(a). Não tenha vergonha ou orgulho de pedir socorro. O auxílio pode vir de amigos, família e até de estranhos - mas, mais ainda, da providência divina. 

Sintonize o poder da fé. Busque alguma prática religiosa ou mesmo espiritual que lhe ajude a fazer esta transição e fortalecer o seu espírito. Quanto mais você entregar a sua vida à guiança, mais força você terá para superar quaisquer adversidades.



Olhe para as possibilidades infinitas do Universo e prepare-se para ser visto(a) por Ele



No Trabalho: 5 de Paus




Como todo período de transição vem acompanhado de confusão, no trabalho não poderia ser diferente. Discussões, desentendimentos, competições, conflitos de valores, brigas de classe e divergências de opinião são as possibilidades com este Arcano.

Os desentendimentos, porém, não implicam em disputas sérias. São mais como um treino para a construção de novas bases no nosso trabalho. As diferentes visões e ideias podem, a princípio se chocar e criar atritos entre as pessoas. Mas tendem a trazer mais criatividade e desenvolver o nosso potencial e capacidade de ação.


Conselho:

Mantenha o espírito esportivo! Exponha a sua forma de fazer as coisas, mas mantenha-se aberto(a) para aprender com seus parceiros. Lute mais pelo time/mercado do que por si mesmo(a). 

Mas, se você sentir que há muita resistência e que, por mais racional e respeitoso(a) que você seja, a sua opinião não é considerada por seus pares, mude sua tática. Proponha uma abordagem em que todos são ouvidos para que ninguém se sinta excluído. Isso pode arrefecer os ânimos e levar ao entendimento do grupo.

Mostre a sua energia, disposição, capacidade de enfrentar obstáculos e de trabalhar em equipe. Seus esforços serão recompensados.






Sim, o Pontífice (O Papa) vai nos assustar um tanto este ano. 
Mas este é apenas um rito de passagem. Vamos sobreviver.




Conselho final para 2021: Estude, estude, estude...


O ano de 2021 se abre para o novo humano que está se reeducando com o Papa. Aprender mais, estudar ou atuar como professor, mestre, intelocutor ou conciliador poderá nos ensinar muito neste ano. 





Para aprender, busque instituições sérias, cursos mais aprofundados. O superficial perde valor no ano do Papa. Se for ensinar, faça-o de forma estruturada, disciplinada e de acordo com a ética. Respeite a autoria do conteúdo que passar, bem como as regras das instituições que protegem este conhecimento. Teste, valide, experimente. Mas confie no que é seguro.

O saber testado e comprovado se sobressairá sobre a opinião particular. Nisto a ciência, os meios de comunicação tradicionais, os boletins científicos e profissionais sérios tendem muito a contribuir para um melhor ano. 

Apesar do Papa parecer estar mais ligado à fé e tradição, devemos lembrar que ele protege o conhecimento. Portanto, mesmo a crença mais aferroada, sob a batuta da regência deste mestre, tende a cair. O ano tende a ser mais sério e não dar muito espaço a misticismos e crendices sem fundamento. 

Aproveite o ano para aumentar seus conhecimentos e sua fé em si mesmo. Ainda não é tempo de inovar muito. É tempo de fortalecer as bases. Assim, quando o novo tempo realmente se firmar (nossa criança ficar mais madura), poderemos dar passos mais seguros rumo ao nosso sucesso.






Carpe Diem. 


Nenhum comentário: