TAROT

[tarot][bleft]

Astrologia

[astrologia][bsummary]

TAROTERAPIA

[terapia][bsummary]

A lua cheia em Aquário, a Estrela e o arquétipo da prostituta

OI! Tudo bem?


Só pra lembrar que às 22h35 de hoje a Lua em Aquário (uma superlua!) muda de fase pra cheia, recebendo por inteiro os raios do Sol em Leão.



Poderia ser uma lua cheia como outra qualquer, não fosse um movimento especial no céu. Ao mesmo tempo que a lua muda de fase, Vênus (que está em oposição a Plutão em Capricórnio desde anteontem) entra também em Leão, onde está o Sol. Junto a isso, a Lua também fica conjunta a Saturno e uma cruz é formada no céu entre Sol em Leão de um lado, Lua e Saturno em Capricórnio de outro e ambos quadrando os Nodos Sul e Norte que, pra variar, ainda está junto a Urano e Marte.


Já traduzo o astrologuês, mas adianto que a conversa pode fazer muito mais sentido de agora em diante às mulheres do que aos homens.





Hoje, ao passo que nosso emocional (Lua) fica mais frio, analítico e até cauteloso e rígido graças a Aquário e à conjunção com Saturno, também podemos nos ver mais vaidosos e um tanto egocêntricos por causa dos trânsitos em Leão.


Esse aspecto pode ser bom se andamos vivendo um tanto demais para os outros e esquecendo de nós mesmos. Pode bater uma vontade maior de se cuidar, de querer ganhar mais dinheiro e até de nos mostrarmos mais. Em compensação, se já formos mais autocentrados, esse pode ser um tempo crítico, onde podemos querer os holofotes apenas para nós mesmos e corrermos o risco de passar por cima dos outros. Principalmente por causa Vênus oposta a Plutão em Capricórnio. O desejo de poder e até de usar o sexo (ou o lado feminino) como moeda é um risco alto com esse movimento. Cuide, portanto, de manter o seu ego sob controle.


Mas a questão principal destes aspectos quadrando com os nodos é que, ao criar a cruz fixa no céu, podemos ser tomados por um desejo de fazer uma certa auditoria nos nossos relacionamentos passados ou atuais, principalmente com relação ao uso do dinheiro nessas relações. É como se o arquétipo da prostituta fosse ativado. Podemos querer avaliar quanto valemos no casamento ou relação, o quanto ganhamos e perdemos nas trocas que fazemos. O quanto nos ‘vendemos’ por amor ou por segurança. E nesse momento, se o relacionamento já não ‘rende’ quanto achamos que deveria (principalmente se nosso lado leonino/vaidoso for forte) e se já tivermos uma certa idade, pode haver um desejo forte de mudança de vida. Isso vale até mesmo se já tivermos nos divorciado ou enviuvado. E não se trata de uma mudança qualquer. Poderemos querer uma mudança de destino. Rompimentos e/ou casos fora do casamento bem como desejo de mudança de emprego ou ativação de rendas extras não estão fora de cogitação.


 

Cena do filme "Divã", com Paulo Gustavo como Renê e Lília Cabral como a recatada Mercedes: Repica, Renê! Repica!


Essas questões são importantes para todos os signos e cada pessoa vai sentir isso de alguma forma. Mas isto é especialmente importante para os signos fixos: Leão, Aquário, Touro e Escorpião. Os signos que mais estão sendo mexidos desde 2020, aliás.

 


O arquétipo da prostituta e o Arcano da Estrela

 

Ao meditar sobre esta lua, sorteio uma carta do Tarot. A carta que me vem é a Estrela, justo o Arcano ligado a Aquário, onde está a nossa Lua. 


Embora a estátua seja de mulher, o símbolo de Aquário é um rapaz portador de água (Anastasia Borisova/Pixabay)



O Arcano 17, a Estrela, é sempre visto como a esperança após as grandes perdas e tem no Arcano 14, a Temperança (ou tempo de Espera/Esperança) o seu contraponto. A diferença básica entre os dois Arcanos, porém, é que enquanto o Arcano 14 (Temperança) fala mais de restabelecimento e cura após lutos ou doenças (Arcano 13, A Morte), o Arcano 17 (Estrela) já trata da recuperação após grandes perdas como divórcios ou falências (Arcano 16, A Torre).


Mas Estrela tem ainda outros significados. Representado por uma mulher nua numa noite estrelada semi-ajoelhada à beira de um lago, ela porta 2 jarros de água, um em cada mão. Ajoelhada só com o joelho esquerdo na terra e tendo o pé direito pisando na água, ela despeja o líquido dos vasos, um na terra e outro na água.


Arcano 17, A Estrela, associada a Aquário


A Estrela representa muito o aspecto dual da ‘dama da noite’ ou do nosso lado feminino noturno. De um lado, ela mostra a sua humildade às necessidades terrenas e sabe que deve nutrir a terra tanto quanto lhe prestar subordinação. Seus desejos materiais, físicos e necessidade de sobrevivência lhe coloca a serviço da terra e do corpo. De outro lado, porém, ela faz também contato com seu mundo emocional e devolve a este mundo o que retirou dele, restabelecendo o ciclo da vida. O dom da vida, da criação, do fluir emocional e do deixar ir o que não é mais necessário está por detrás desta dama que, quando reconhece a beleza da sua essência e que o seu talento (e não seu emprego ou marido) é que lhe sustenta, é capaz de confiar plenamente na vida e resgatar o próprio valor.


Muito simbólico ao falar do arquétipo da prostituta com este céu, sendo este o arquétipo que defende os nossos talentos e fala muito sobre nos ‘vendermos barato’ quando não reconhecemos esses nossos talentos naturais.

 


Você não precisa de nada mais além do que tem

 

O Arcano da Estrela aparece sempre após um grande desafio onde sentimos que perdemos o chão. Mas também revela que temos proteção espiritual e que, apesar de tudo, não devemos perder as esperanças. Há uma guiança, tal qual uma estrela guia, brilhando sobre nós e apontando o caminho.

 

A Estrela pelo tarot Videntes da Luz: agarrando-se ao fio da esperança

Este Arcano vem refletir para este céu o quanto tudo que precisamos está dentro de nós. Nossa intuição, sensibilidade, capacidade de trabalho e contato com o mundo real ao mesmo tempo que nos mantemos confiantes no futuro – tudo isto tem valor profundo e revela que o mais importante nós já temos.


Com a Estrela, somos convidadas/os a olhar ao nosso redor e prestarmos graças à vida tal qual ela é. Mas também nos pede humildade e coragem para agir em busca da realização dos nossos sonhos. Para isso, precisamos mobilizar as nossas emoções.


Agora chegou a hora de abrir o nosso coração. Mesmo que o avanço signifique enfrentar nossos maiores medos (Carta 18, A Lua), vá com fé. Este Arcano afirma que sim, você está pronta/o para receber o que o Universo lhe reservou por direito. É só questão de você se permitir. Peça e será atendida/o.

 



Leitura de Fernanda Montenegro da obra de Eduardo Galeano 
"A pequena morte" (O livro dos abraços).

Nenhum comentário:

Fique à vontade para comentar ou partilhar sua opinião. :)

CineTarot

[cinetarot][bsummary]