TAROT

[tarot][bleft]

Astrologia

[astrologia][bsummary]

TAROTERAPIA

[terapia][bsummary]

Cuidado com o golpe do tarot grátis

Esse é um retrato comum do que acontece no nosso meio e também um resumo das centenas de relatos que já ouvi na minha prática profissional. Saber que tanta gente cai nesses golpes é de doer na alma. Ser confundida com esses golpistas de plantão só por ser taróloga é outra dor.






A cena é clássica: a pessoa oferece - na internet ou em cartazes colados em postes pela cidade - consultas de tarot (às vezes búzios ou cartas ciganas) pra resolver em 7 dias ou menos aqueles problemas bem cabeludos: o amor de volta com as 'infalíveis' amarrações amorosas, abertura de caminhos, afastar olho gordo, etc....  Com pagamento grátis, bem acessível ou só após o resultado - porque, afinal, a pessoa se garante. 



Aí você, na dor insuportável em que está e no afã de resolver logo essa situação terrível - quer dizer, no seu estado mais sofrido e vulnerável - cai nesses lugares. O que vem a seguir é um clichê horroroso.

A pessoa que atende, normalmente uma pessoa se dizendo vidente, pai/mãe de santo, médium, etc (sempre são seres especiais, muito místicos e ligados a alguma entidade 'espiritual'), já chega dizendo que você veio na hora certa, que a pessoa já está sentindo o quando você está carregado e precisando de ajuda urgente. Aí lhe leva para uma salinha pra ler a sua sorte com privacidade - de graça ou por uma ninharia, claro, pois até aí ela está 'a serviço do divino', na total e santa caridade.





Depois de um passe ou seus rituais 'mágicos' de praxe, joga o seu tarot ou cartas ciganas ou búzios e, surpresa: não é que você está com um encosto de alguém que morreu? está com trabalho que fizeram contra você? está com um baita mau-olhado de alguém? com gente bem próxima morrendo de inveja de você? Claro, sempre tem alguém invejando a vida maravilhosa que você tem! 

Aí você, que já estava em desespero, surta de vez. Gente, tira isso de mim!! Pronto, você está pronta para o abate.

Pra lhe livrar desses perigos todos, só com um trabalho forte, um sacrifício de animal, um boneco de cera, uma amarração, etc... que lhe custarão meros 1, 2, 3, 5 mil reais - depende do carro com que vc chegou lá. E só essa pessoa pra fazer esse trabalho pesado e difícil. E não pode esperar, senão vai piorar! Mas, claro, se não funcionar... é porque VOCÊ não teve fé ou o santo não aceitou a oferenda - tem essa ainda! Quem diria, nem todo santo é corrupto!




Caiu no golpe, aceitou o trabalho, ferrou. Vai voltar porque não deu certo e vai comprar outro trabalho de novo, de novo e de novo. E assim vai... até um dia você se tocar que está meio viciada naquilo, que sem perceber está botando toda sua fé e esperança numa pessoa que parece tão sua amiga e confidente, mas que na verdade você nem sabe direito quem é, de onde veio e nem pra onde vai. Sua razão lhe bateu a real: você foi iludida.

Sorte sua se chegou, sozinha, a esta conclusão. Se não teve que ser impedida por alguém que lhe abriu os olhos sobre você já estar pra lá de endividada ou porque agora só dorme a base de remédios. Mas independente de como você acordou desse conto de fadas do inferno, a ressaca é igual. Aquela dor terrível de ter sido enganada, de que mentiram pra você justo no momento que você estava mais desesperada, mais frágil, sensível e triste... 

Que tipo de gente é essa, capaz de enganar as pessoas justo nos seus piores momentos? Usando a fé ainda por cima? Sim, as piores pessoas.



"Todo dia sai na rua um otário e um esperto. Se eles se encontram, sai negócio."
- ditado popular


Horrível esse ditado. Chamar de otária a pessoa que cai em golpes por desespero é, pra variar, a velha tática da culpabilização da vítima. O mesmo quanto ao 'esperto', fazendo soar quase como um elogio. Golpista é golpista e vítima é vítima.

Ainda assim, temos que fazer um mea culpa quando somos vítimas de pessoas assim. O que não vimos? Por que acreditamos tão fácil nessas promessas vazias? Como nos deixamos manipular sem perceber?

Quando se cai em golpes assim, nossa autoconfiança fica abalada. Nos sentimos ingênuos, inocentes e até burros. E como duvidamos da nossa capacidade de perceber riscos e ameaças, não vemos outra alternativa do que levantar ainda mais nossos muros de proteção. Vamos do 8 ao 80. Saímos da boa fé absoluta à desconfiança generalizada. Todas as pessoas passam a ser possíveis novos oportunistas. Todos podem ser lobos em pele de cordeiro. Até quem não tem nada com a missa, acaba pagando penitência. É aí que a gente, que trabalha sério com o tarot, vai pro mesmo saco. 


Porque o Tarot é uma isca perfeita de inocentes


Tarot: a isca perfeita para atrair pessoas inocentes - infelizmente


O tarot que nós, terapeutas e oraculistas, temos como ferramenta de trabalho para a conscientização de processos inconscientes ou como guia para oferecer uma visão mais ampla das circunstâncias da vida, esses golpistas têm como iscas para atrair pessoas inocentes. Parte porque o Tarot é uma ferramenta acessível e democrática. Parte, infelizmente, pela sua própria fama.

Associado há séculos a escolas de alta magia europeias, o Tarot ainda é visto como algo sobrenatural, como se pudesse transferir ao tarotista (pessoa que lê o tarot) poderes divinatórios e mágicos. Um prato cheio a quem quer se passar por mago, bruxo, vidente e similares. 

É bom deixar claro que não tenho nada contra o fato de pais de santo ou médiuns de verdade usá-lo. Há muita gente maravilhosa e altamente espiritualizada que faz trabalhos lindos usando o tarot.  Mas se tem algo que pode com certeza diferenciar alguém realmente espiritualizado de quem quer se passar por um é que o primeiro não faz questão de se dizer nada enquanto o segundo só falta andar com um letreiro luminoso sobre a cabeça apontando "sou fulano de tal, o pica das galáxias". E, claro, esse pica extorque suas vítimas até dizer chega.

Mas existem ainda outras formas de diferenciar essas pessoas pra evitar cair no conto do vigário.


Como não cair no golpe do tarot grátis que vai virar um trabalhinho...



7 de Copas, 'o senhor do sucesso ilusório', mostra a dificuldade de discernir entre promessas felizes e armadilhas


Não desespere

Pra mim, essa é a dica mais importante. Nunca entrar em desespero. Sempre que nos entregamos ao desespero, à profunda falta de fé sobre nossa força ou ao medo aterrador que nossos piores pesadelos se concretizem, abrimos a porta para os malandros. Todo tipo de manipulador, sádico, golpista, predador sexual, psicopata, etc., tem faro para pessoas desesperadas. É desse medo que eles se alimentam. Por pior que seja a sua situação, tente manter suas emoções sob controle.


Não existe almoço grátis

Essa é uma frase popular americana que faz referência a uma prática comum entre bares americanos do século XIX. Eles ofereciam uma refeição sem custo para os clientes, desde que eles consumissem bebidas alcoólicas. Então ofereciam pratos bem salgados que, claro, aumentavam a sede dos clientes e o natural consumo da cerveja. A prática desses golpistas é igual. Primeiro oferecem o tarot grátis ou bem baratinho para depois vender o que realmente eles querem que você compre: seus 'trabalhos' de magia.


Não tem mágica

Uma coisa é certa quanto às vítimas mais comuns dos golpes: boa parte alimenta uma fantasia mágica de que uma solução pode cair do céu pra lhe salvar. Um milagre! Esse pensamento mágico é tão forte que, no cinema, tem até nome: 'Deus ex machina', que significa literalmente "Deus surgido da máquina"- uma solução inesperada e improvável para dar um desfecho a uma obra que o autor não conseguiu terminar direito. Nem na ficção essas soluções mágicas colam. Você, que é maior e vacinada, vai acreditar que todos os seus problemas se resolvem assim, com um simples trabalho de magia? E você acredita mesmo em magia?


"Tem que ser agora"

Suspeite sempre que alguém lhe força a decidir as coisas com pressa, como se você tivesse que fazer alguma coisa naquela hora senão poderá perder uma grande oportunidade ou sofrer sérias consequências. Essa é uma estratégia para forçar você a fazer algo por impulso, porque se parar pra pensar, não compra. Usam o gatilho mental da urgência com um certo terrorismo psicológico. Mas fica fácil resolver. É só saber: quanto mais você se sentir forçada a fazer rápido alguma coisa por medo, mais você deve demorar pra fazer. Melhor nem fazer, né?


Falando em terrorismo psicológico...

Não custa repetir que pessoas que já chegam lhe dizendo que você tem encosto, espíritos obsessores, magia negra sobre você, sofre de mau-olhado, inveja e outras energias nocivas SEMPRE DOS OUTROS, você deve desconfiar. Quem trabalha bem com o Tarot normalmente vai primeiro olhar para o que VOCÊ anda fazendo da sua vida que tem atraído para si as situações difíceis pelas quais passa. Podem existir terceiros que nos perturbem, claro. Mas sempre que existem essas pessoas, de alguma forma nós colaboramos para o seu comportamento, seja permitindo que ajam assim conosco, seja até estimulando inconscientemente essas atitudes nocivas. Por isso é preciso usar o Tarot para, primeiro, olhar para dentro. Sem vitimismo, sem coitadismo, sem projetar a nossa sombra no outro. Com coragem e autorresponsabilidade sempre. 


Regra de ouro: se você não se sente bem com a pessoa que lhe atende com o tarot, se ela lhe parece mal-intencionada ou de 'pacto com as trevas', afaste-se. O tarot é uma ferramenta para a sua evolução, bem-estar e qualidade de vida. É uma ferramenta do bem. Você deve sair de uma consulta mais esclarecida, mais consciente e, claro, mais feliz. Você não merece menos que isso. 





Um comentário:

  1. Realmente é verdade , andei a pagar por um trabalho que nem queria fazer de início mas por medo raiva e desespero aceitei (cabeça fraca) dizendo que era só dar esse valor e tudo estaria resolvido , até que todos os dias me pediu dinheiro e mais e mais , metendo-me medo dizendo que iria morrer e bla bla , achei golpe pois só me pedia dinheiro e dinheiro até que disse chega e bloquei de todas as redes

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar ou partilhar sua opinião. :)

CineTarot

[cinetarot][bsummary]