TAROT

[tarot][bleft]

Astrologia

[astrologia][bsummary]

TAROTERAPIA

[terapia][bsummary]

3 de Espadas: traição e mágoa

É incrível como alguns tarots podem guardar tanta afinidade entre si e, outros, tanta discordância. E ao mesmo tempo significarem a mesma coisa.

Vejo isto claramente nesta carta: o 3 de Espadas. Enquanto para os tarots tradicionais, ilustrados por um coração trespassado por 3 espadas, no mitológico vemos Orestes em sua banheira claramente atacado pelas mesmas espadas. Claro, no coração. Num, parece que o coração está guardando 3 preocupações, 3 dúvidas, 3 temores. No outro, vemos mais o ataque contra alguém indefeso. Ambas as cartas significam, no final, a mesma coisa: há dor no coração, pois ele acaba de ser mortalmente ferido.

Para ambos os casos esta carta significa traição, tristeza, mágoa, separação, pesar. Alguém recebe um golpe emocional e está sentindo a sua dor. Mas vamos falar desta dor. Qual a sua origem? Por que se está passando por ela?

Sequencia do 2 para o 3 de espadas pelo tarot aquariano
('a esquerda) e pelo tarot mitológico (direita)
A carta do 3 de espadas sucede o 2 de espadas, que figura uma situação de dualidade. Há uma escolha a ser feita e uma pressão enorme que essa escolha seja feita de forma firme e lógica. Porém, a pessoa se recusa a fazer esta escolha. Talvez lhe faltem dados suficientes para decidir, talvez não consiga enxergar a situação com clareza, não veja futuro no que está fazendo ou mesmo não quer ver por conta desta situação lhe ser bastante incômoda. Diante desta questão, a pessoa simplesmente nega-se a escolher e, com isso, nega-se tanto a ir para a frente quanto para trás. E nesse impasse, meio que se faz de morta, inerte, à espera de uma salvação. Ora, para que milagres surjam, é preciso que se faça o movimento (dizem que Deus não tem outras mãos além das nossas para operar). Como a pessoa não age, o Universo age. E eis o que significa esta carta: o Universo literalmente "operando" para que o abscesso seja purgado, que a dor seja retirada do coração. 


Imagine a situação de alguém que, insatisfeito no trabalho, não clama por mudanças e também não colabora. Alguém que está infeliz no casamento mas não pede o divórcio (ou chama pra DR), nem trata bem o companheiro. Ou que está descontente com sua situação financeira, mas não busca nem ganhar mais dinheiro, nem economizar. Todo mundo conhece gente assim - e certamente já agiu assim em algum momento na vida. Todas estas situações geram grande angústia e ansiedade. Você quer um futuro melhor, quer sair da situação dolorosa... mas espera não ter que ser VOCÊ a pessoa a agir. Porque não quer "bater de frente" com o chefe. Não quer magoar o(a) companheiro(a). Não quer passar sacrifícios financeiros. E vira um "seu Merda", como hilariamente apresenta a esquete do grupo "Terça Insana". Ou pior: uma pessoa que, literalmente, age às escondidas, boicotando a situação em que está. Ou as duas coisas. Afinal, será que o "seu Merda" não é assim justo para irritar a mulher?


O quadro engraçadíssimo do Terça Insana - Seu Merda - ilustrando
nossa situação do 2 de Espadas: quando 2 não querem, 2 não brigam. kkkkk... 


É nessa hora que o Universo entra em jogo e soa o apito: alto lá! Falta grave, você está expulso de campo!


Sim, pelo 3 de espadas, você foi expulso de campo. Você acabou perdendo o emprego, foi traído ou abandonado ou teve a sua conta bancária encerrada e seus bens apreendidos. Esta é a dor do 3 de espadas. Muitos olharão para essa situação e, claro, acusarão o destino: "não fiz nada (literalmente!) e agora perdi - meu emprego/marido-esposa/dinheiro. Por que, meu Deus?". Se sentirão injustiçados. Afinal, é natural pensarmos que merecemos um castigo somente se fizemos algo errado. Não se não fizemos nada. Mas nos esquecemos que a omissão também é um erro. Nos abstemos da conversa difícil, das cobranças, do sacrifício... e achamos que devemos ser poupados tanto quanto poupamos o outro da nossa interferência. Ledo engano! 


Pois bem: na vida, ou ganhamos ou aprendemos. E a lição do 3 de espadas é que se poupar de escolhas não torna nada mais fácil. Pelo contrário. Gera dor, angústia, mágoa. Olhe para como você anda deixando as oportunidades escaparem da sua vida por não querer se tornar responsável por elas. Deixe o passado no passado e coloque-se firme diante da vida. Embora a vida pareça sem sentido no momento, tenha fé na sua recuperação. É preciso fé, amor-próprio, perdão e tempo.  Dê-se agora ao tempo de curar suas feridas (é disto que trata a próxima carta, o 4 de espadas) e bola pra frente. Aprenda a lição e recomece, crente que, com a lição aprendida, você não errará novamente. Na vida, como diz bem nosso mestre Dalai Lama, é impossível evitar a dor. Mas o sofrimento é opcional.


29 comentários:

  1. Excelente explicação...tirei essa carta hj como tarot do dia e é beeem isso mesmo! Não dá pra ficar em cima do muro, chorando.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Melhor explicação que já li sobre essa carta. Gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata, Adriana. Às vezes a gente só consegue enxergar algumas coisas quando olha o entorno, não? Bjs

      Excluir
  3. Rosane , me ajuda por favor. Estou com uma questao e tirei essa carta na segunda. Nao aceitando talvez, hoje com a Mesma questao porem
    Pergunta diferente, tirei essa carta novamente . ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ane. Como não sei do que se trata, não posso te responder. Mas me procure pelo whats 11 95975 7873 que falo com você. Bjs

      Excluir
  4. De todos os sites que abri até agora para estudar essa carta o seu foi a explicação que mais gostei. Que perfeito. Parabéns pelo conteúdo! Gratidão e infinita prosperidade pra ti!!

    ResponderExcluir
  5. Você é excepcional e adoro suas referências e seu bom humor sábio. Há anos a acompanho. Desejo muito sucesso e saúde pra você. E obrigada pelas palavras! Sônia M. Pavan

    ResponderExcluir
  6. Você é excepcional. Há anos a acompanho atrás de uma palavra amiga e sábia. E você faz isso com muito bom humor e otimas referências. Te desejo tudo de melhor.

    ResponderExcluir
  7. Oi boa noite um pai de santo tirou o 3 de copas p.mim hoje entre outras cartas ela estava no fim da leitura estou pertubada com o significado dela em choque amo meu marido agora acho que ele vai me deixar pir causa dessa carta me ajude meu nome e eli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eli. Se ele tirou o 3 de COPAS, não há com o que se preocupar. O 3 de Copas é uma carta feliz, que trata de estar com os amigos ou amigas. A traição apontada aqui neste texto se refere ao 3 de Espadas. Se precisar, marque uma consulta. Estou à disposição. Bjs

      Excluir
  8. Tirei essa carta acompanhada da imperatriz em um templo de afrodite, na casa 4 ao q fala o q ele sente por mim. Fiquei confusa, pq a imperatriz é uma carta tão afetuosa e o 3 de espadas é o oposto. Poderia me ajudar a entender o significado nesse aspecto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É preciso ver todo o jogo para ter uma avaliação mais acertada. Mas adianto se esta carta apareceu nesta posição, é sinal que pode haver algum temor sobre traições da pessoa que representa a Imperatriz ou alguma dor referente a algum envolvimento com outra mulher. Às vezes até pode haver alguma mágoa de um antigo relacionamento. Como disse, é preciso ver o jogo todo para saber. Bjs

      Excluir
  9. A melhor explicação que já vi até hoje!! Parabéns e obrigada!!

    ResponderExcluir
  10. Tirei 8 a justiça com o 3 de espadas para saber o futuro do meu relacionamento. Estamos separados.

    ResponderExcluir
  11. A justiça é o símbolo da separação legal e o 3 de Espadas que esta separação legal pode ser dolorosa. Melhor olhar esta situação mais a fundo. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Explicação excelente e clara! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Me deu vontade de jogar tarot pra saber algo sobre minha relação amorosa,no momento e saiu o 3 de espadas agora fiquei preocupada será que vou tomar atitude pra terminar na carta pede para que alguém decida,... Bom já fazem 5 meses que estou afastada do meu noivo por motivos financeiros e de saúde já me deu vontade de terminar mais não consigo porque amo muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois bem. No seu caso, creio que o 3 de Espadas sinaliza o que você está sentindo pela separação. A carta é bem clara sobre a dor da separação. Se vc analisar bem, vocês já estão separados. Talvez a maior dificuldade para você seja aceitar essa dor. Por isso o sofrimento.

      Excluir
  14. Olá! Em um relacionamento ainda novo, que não é namoro, veio o 3 de espadas para mim nas perspectivas. Porém na intenção dele veio o as de ouros. E no sentimento dele veio o Eremita. E no conselho para mim veio o rei de espadas. Estou tentando entender e cheguei a conclusão que vai demorar um pouco mas vai dar certo no fim, e que eu devo ficar na minha, bem distante, até esperar ele passar por isso. Será que tô certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa tiragem não é a ideal para que você consiga projetar qualquer coisa para vcs para o futuro. Aliás, ao invés de tentar adivinhar o futuro, por que você não usa o Tarot para ver o que pode fazer para que essa relação dê certo? Lembre-se sempre que a melhor forma de prever o futuro é criá-lo! Boa sorte!!

      Excluir
  15. Que texto, que explicação didática mas profunda... Primeira vez que li e entendi tão bem essa cartaaaa. Pena que não entendo quando tem combinações, a propósito, o que significa ele (um homem) ter Três de Espadas + Valete de Ouros nas intenções do Templo de Afrodite?

    ResponderExcluir
  16. Que legal que vc curtiu! E sim, as combinações são difíceis mesmo. Mas considerando intenções de um homem com 3 de Espadas + Valete de Ouros, pode estar falando de uma preocupação com um rival ou com um filho. Considerando intenção, pode ser tb um desejo de não ter filhos ou muita preocupação com isso e até em ser 'trocado' por este filho. Vale investigar um pouco mais. Boa sorte!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar ou partilhar sua opinião. :)

CineTarot

[cinetarot][bsummary]